Falhas na vacinação de bebés com 13 meses

Há crianças que não estão devidamente imunizadas contra o sarampo e a meningite.

10 de maio de 2018 às 01:30
Avaliação revela atraso no cumprimento do Plano Nacional de Vacinação Foto: Reuters
Bebé Foto: Getty Images
Bebé Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

Aos 13 meses, 16% das crianças ainda não estavam protegidas contra o sarampo e 15% não estavam protegidas contra a doença invasiva por neisseria meningitidis C (agente cuja disseminação resulta em septicemia e/ou meningite).

Os dados são do Boletim de Avaliação do Programa Nacional de Vacinação (PNV) 2017, divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no qual uma das recomendações aponta precisamente para a necessidade de "comunicar a importância da vacinação atempada, especialmente até aos 12 meses de idade, inclusive". Mesmo assim, os peritos referem que "estes resultados revelam uma melhoria em relação ao ano de 2016".

Pub

Descontando esta falha, no geral o balanço do PNV 2017 é positivo. O Boletim destaca que foi "atingido o objetivo de 95% de vacinação para todas as vacinas avaliadas até aos 7 anos de idade" e que cerca de 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017. Esta vacina passou a ser recomendada a grávidas entre as 20 e as 36 semanas de gestação.

A percentagem de vacinação contra o papiloma vírus humano também anima os resultados do PNV 2017, com a DGS a destacar que "no ano em que se comemoram os dez anos de vacinação contra o cancro do colo do útero, continuam a vacinar--se mais de 85% das jovens até aos 14 anos de idade".

Pub

Surtos de sarampo em 2017 foram alerta 

Mesmo assim, no Norte do País, já este ano, surgiu um novo surto, com 111 casos confirmados até ontem.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar