Famílias acolhem alunos de 22 nacionalidades
Alunos podem estudar em Portugal durante um ano, um semestre ou um trimestre.
Chegaram a Portugal na sexta-feira e este domingo foi o dia de os 85 estudantes estrangeiros, de 22 nacionalidades, que participam num intercâmbio cultural, conheceram as famílias que os vão acolher nos próximos meses.
Noah Tuzolana tem 18 anos e é um dos jovens que escolheu Portugal como a sua casa nos próximos seis meses. A proximidade com a cultura portuguesa influenciou a decisão. "Vim para Portugal porque o meu pai é Angolano e fala português, assim como toda a minha família, eu sou o único que ainda não falo e quero muito aprender a língua", explicou ao Correio da Manhã
Noah vai ser o novo membro da família Sousa, de Santa Iria de Azóia, Loures, que ansiava a chegada do jovem. "Vamos levá-lo a algumas zonas do País, mostrar-lhe a gastronomia e a música, até porque sabemos que ele toca violoncelo e já alugamos um para ele", afirma Nuno Sousa, o novo ‘pai’ de Noah, na receção ao jovem.
Os jovens que participam no programa podem viver em Portugal durante um ano, um semestre ou um trimestre letivo. A receção aconteceu em Carcavelos, no concelho de Cascais.
85 famílias portuguesas acolheram alunos
Em cada região as famílias podem contar com o apoio de voluntários/as de órgãos locais da associação, que se encontram também por todo o País.
Acolhimento dos jovens é voluntário
A Intercultura - AFS apenas reembolsa despesas médicas, manuais escolares e transportes públicos para a escola.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt