Feira Avisan 2025 cancelada devido à gripe das aves
Evento que estava previsto decorrer entre 29 de novembro e 1 de dezembro foi suspenso "face às condições excecionais e ao clima de incerteza das próximas semanas".
A edição de 2025 da Avisan, Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios, em Santarém, foi cancelada devido ao agravamento da situação sanitária provocada pela gripe das aves, anunciou o CNEMA.
O evento, que estava previsto decorrer entre 29 de novembro e 1 de dezembro, foi suspenso "face às condições excecionais e ao clima de incerteza das próximas semanas", indicou o Conselho de Administração do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em comunicado.
O CNEMA justificou a decisão com a necessidade de "garantir a qualidade e a segurança de todos os participantes, visitantes e colaboradores envolvidos", lamentando os transtornos causados pelo cancelamento.
"O objetivo do CNEMA é garantir a qualidade e a segurança de todos os participantes, visitantes e colaboradores envolvidos. Entendemos a importância do evento e lamentamos o transtorno que o cancelamento possa causar, mas acreditamos que esta é a decisão mais responsável no momento", lê-se no comunicado.
Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), já foram confirmados 31 focos de gripe aviária em 2025, com casos detetados em aves em cativeiro nos distritos de Aveiro e Santarém.
Na nota, é dito que A DGAV tem apelado ao cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e boas práticas de produção, alertando para a necessidade de evitar "contactos entre aves domésticas e selvagens", referindo ainda que "qualquer suspeita de infeção deve ser comunicada às autoridades".
O comunicado refere que, embora a transmissão do vírus para humanos seja rara, os casos registados a nível mundial podem originar "quadros clínicos graves".
A organização assegura ainda estar a trabalhar para remarcar a feira "em breve" e agradece o apoio de parceiros, expositores e visitantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt