Férias de médicos 'fecham' sete urgências

Até domingo há vários serviços de ginecologia/obstetrícia encerrados. Ministra espera libertar casos sociais nos próximos dias.

23 de dezembro de 2025 às 01:30
Urgências vão estar fechadas nas especialidade de Ginecologia e Obstetrícia Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As "merecidas férias dos profissionais", como realçou na segunda-feira a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, deixaram as escalas dos hospitais desfalcadas no período de Natal. De acordo com o Portal do SNS, pelo menos até domingo, sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia vão estar encerrados um ou mais dias, sendo que os dias 26 e 27 são os mais afetados, com 7 e 6 serviços encerrados, respetivamente.

Mais uma vez, a Península de Setúbal é uma das mais afetadas, com apenas uma urgência a funcionar em pleno - Almada - , enquanto no Algarve, só estará a funcionar o bloco de partos e a urgência de ginecologia do hospital de Faro.

Pub

Na segunda-feira , pelas 17h00, as urgências dos hospitais do SNS tinham mais de 1050 utentes a aguardar 1.ª observação médica pós-triagem. No Hospital Garcia de Orta, em Almada, a espera de utentes com pulseira verde era de oito horas e 44 minutos, enquanto no Amadora-Sintra era de sete horas e meia e de quatro horas e 51 minutos para pulseira amarela. 

Um dos problemas com que se debatem os hospitais nesta altura natalícia são os mais de 1200 casos sociais - pessoas com alta clínica, mas sem resposta noutros locais. A ministra, que na segunda-feira visitou o hospital de Vila Franca de Xira, disse que espera "nos próximos dias" novidades sobre a matéria, e que "algumas centenas de pessoas possam sair dos hospitais, onde não deviam estar", de modo a libertar camas "para internar as pessoas que precisam de ficar internadas".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar