Fernando Araújo é o novo diretor executivo do SNS

Em conferência de imprensa Fernando Araújo referiu que a sede do SNS vai passar para a cidade do Porto. 

23 de setembro de 2022 às 12:11
Fernando Araújo Foto: MovePhoto
Partilhar

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, confirmou, esta sexta-feira que o presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João desde abril de 2019, Fernando Araújo, aceitou o convite para ser o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

O anuncio foi feito no dia em que foi publicado no Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva, a nova entidade prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo Presidente da República no início de agosto.

Pub

"O Governo dirigiu ao professor doutor Fernando Araújo um convite para que venha a ser nomeado como primeiro diretor executivo do SNS e é com muita satisfação que posso anunciar que Fernando Araújo aceitou esse convite", afirmou o ministro. 

Durante a conferência de imprensa, Manuel Pizarro destacou o trabalho de Fernando Araújo, considerando que "é uma personalidade bem conhecida dos portugueses e um profissional de méritos reconhecidos". 

Além do seu trabalho enquanto médico especialista em imuno-hemoterapia, o governante sublinhou também a sua experiência de gestão de unidades de saúde, enquanto presidente da Administração Regional de Saúde do Norte e agora do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João. 

Pub

"Julgo que ninguém no país, e sobretudo no setor da Saúde, tem quaisquer dúvidas de que é uma personalidade com todas as condições para dar ao SNS um aporte em matéria de gestão que todos julgamos ser necessária", afirmou Manuel Pizarro. 

A direção executiva do SNS, que entra em funções a 01 de outubro, vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

Em conferência de imprensa Fernando Araújo referiu que a sede do SNS vai passar para a cidade do Porto. A sede ficará definida na portaria que aprova os estatutos da nova Direção Executiva, cabendo agora à direção apresentar ao Governo a proposta de estatutos. 

Pub

Fernando Araújo acrescentou que há muitos profissionais empenhados em várias zonas do País, realçando que a direção executiva deve estar focada nos aspetos técnicos porque em todo o país há coisas a aprender em termos de gestão do SNS. 

O novo CEO do SNS explicou que é necessário reivindicar mais meios mas também utilizar eficientemente os meios que o SNS já tem. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar