Fique atento ao céu esta noite para não perder o eclipse lunar
Mais de 7 mil milhões de pessoas irão assistir a pelo menos uma parte da fase total.
Este domingo vai haver um eclipse lunar que apenas será visível na sua totalidade em partes da Austrália, Ásia Ocidental e Central, Rússia, Japão e África Oriental. No entanto, em Portugal ainda poderá ver a lua com tonalidades avermelhadas.
Segundo o ‘site’ de astronomia Starwalk, o eclipse irá decorrer entre as 18h30 e as 19h52, hora continental. Em Portugal será difícil de observar uma vez que a lua nasce já com o eclipse a acontecer, mas algumas áreas do interior do país terão mais possibilidade de ver o fenómeno.
Uma das zonas onde poderá ser possível ver parte do eclipse lunar é Bragança, onde a lua nasce às 19h48, um pouco antes do fim da totalidade do eclipse às 19h52. Ou seja, poderá ser vista por apenas quatro minutos.
Na capital e na zona costeira, a totalidade não será visível. Embora a lua não apareça vermelha, uma grande parte da sua superfície ficará escurecida à medida que a sombra da terra a cobre.
É estimado que mais de 7 mil milhões de pessoas consigam assistir a pelo menos uma parte da fase total, enquanto 6,27 mil milhões poderão ver o eclipse lunar na sua totalidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt