Força Aérea Portuguesa faz teste com drone nas Selvagens

Intenção é usar com regularidade este meio aéreo em ações de vigilância.

20 de novembro de 2015 às 18:36
Força Aérea Portuguesa, Selvagens, porto do Funchal, forças armadas Foto: Tiago Petinga/ Lusa
Partilhar

A Força Aérea Portuguesa vai realizar um teste, no sábado, com um veículo não tripulado (drone), fazendo-o ir às ilhas Selvagens em missão de vigilância, informou esta sexta-feira o major-general Marco Serronha, comandante da Zona Militar da Madeira.

"Este veículo não tripulado vai levantar do Porto Santo, vai às Selvagens, capta imagens das ilhas e de toda a zona marítima envolvente e regressa", explicou, no final do exercício ZARCO, 152, que decorreu esta semana em Porto Santo, envolvendo cerca de 600 militares e meios dos três ramos das Forças Armadas.

Pub

Marco Serronha explicou que um dos objetivos da viagem da fragata Bartolomeu Dias às Selvagens, com partida esta sexta-feira do porto do Funchal, prende-se com a manobra do drone.

O comandante da Zona Militar da Madeira realçou que a intenção é usar com regularidade este meio aéreo em ações de vigilância e monitorização, essencialmente da área marítima, com ênfase nas Selvagens, que ficam a 300 km da Madeira e constituem a fronteira mais a sul de Portugal.

Pub

O exercício ZARCO, que se realiza duas vezes por ano, envolve meios dos três ramos das Forças Armadas que estão sediados na região, nomeadamente o Batalhão de Infantaria, a Bateria Antiaérea, o navio patrulha, o avião C295 e o helicóptero EH101. Este ano foram ainda usados meios de reforço vindos do continente, incluindo cerca de 300 militares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar