Frio da última semana faz disparar gripe A
Foram diagnosticados 13 casos no distrito da Guarda.
Uma mulher de 59 anos a quem foi diagnosticada gripe A está internada nos cuidados intensivos do Hospital Sousa Martins, na Guarda, com prognóstico reservado. Adriano Cardoso, diretor do serviço de Urgência, confirmou ao Correio da Manhã que nos primeiros 12 dias do ano, nesta unidade hospitalar, foram confirmadas 13 situações de gripe. O frio, com temperaturas negativas, estará na origem dos casos.
Todos os doentes tiveram alta, exceto a situação mais grave, em que o vírus atacou o sistema respiratório. "Esta semana, já esperávamos que chegassem às urgências várias estirpes do vírus da gripe, como esta. Estamos a atravessar o período de maior risco de propagação", que se manifesta pelos sintomas comuns: "febre, tosse, dificuldades respiratórias, dores de cabeça, corporais e musculares", sublinhou o clínico.
A vítima, que necessita de uma vigilância permanente, é a mais nova do grupo de doentes infetados pela estirpe H1N1, que causou o pânico em 2009 devido à violência com que se manifesta. Os outros utentes têm mais de 60 anos e são de vários locais do distrito. Adriano Cardoso adiantou ainda que "existe um plano de contingência implementado pela Direção- -Geral da Saúde, que estamos a cumprir" e que implica o isolamento dos casos mais delicados em quartos isolados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt