Futuros generais da GNR começam aulas em outubro

Vinte coronéis deverão ser promovidos em 2021.

15 de julho de 2019 às 08:20
Militares da GNR, xxx Foto: Francisco Manuel
GNR, carrinha, XXX Foto: Vítor Mota
GNR, costas, xxx Foto: Ricardo Almeida
GNR, Guarda Nacional Republicana, xxx Foto: Ricardo Almeida
GNR, xxx, arma Foto: Natália Ferraz

1/5

Partilhar

Os primeiros três coronéis formados pela GNR vão começar em outubro o curso de promoção a brigadeiro general.

Este será o primeiro passo para que em 2021, previsivelmente, pelo menos 20 coronéis, alunos do primeiro curso da Academia Militar que em 1991 formou oficiais para funções de comando na GNR, possam aspirar a liderar esta força de segurança.

Pub

Até aqui, a Guarda Republicana tem sido chefiada apenas por oficiais do Exército. A nova lei orgânica desta força de segurança foi alterada para que os oficiais vindos da Academia Militar, com formação específica para a GNR, possam fazer o mesmo.

Em boletim de informação interna, a que o CM teve acesso, o gabinete do comandante-geral, Botelho Miguel, informou o efetivo de que os coronéis António Bogas, Rui Veloso, e Paulo Silvério foram os escolhidos pelo Conselho Superior da GNR para serem os primeiros a frequentar o curso de generais.

Pub

Recorde-se que a PSP já tinha conseguido, em 2011, colocar o primeiro oficial formado pela ‘casa’ no cargo de diretor nacional.

A GNR deverá chegar ao mesmo objetivo em 2021, com dez anos de atraso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar