"Gabrielle" atinge Continente com ondas de doze metros e chuva forte
Proteção civil alerta para o risco de incêndio. Há cinco distritos com aviso laranja.
O ciclone tropical ‘Gabrielle’ desloca-se em direção ao continente com chuva e vento forte e ondas de 12 metros de altura.
A situação mais crítica é esperada para domingo: Proteção Civil alerta para o risco de incêndio, Autoridade Marítima avisa para perigos levantados pelo mar. Há cinco distritos colocados sob aviso laranja. No resto do território só Trás-os-Montes e Beira Alta escapam ao mau tempo.
Após lavrar no Oceano Atlântico, na sexta-feira ‘Gabrielle’ ganhou força de furacão na categoria 1, no Atlântico, mas ao atingir os Açores perdeu intensidade descendo para a categoria de depressão pós tropical.
Mesmo assim deixou um rasto de destruição com dezasseis pessoas desalojadas e 255 ocorrências, na maior parte dos casos quedas de árvores.
Para este sábado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alerta face o agravamento das condições meteorológicas no mar à necessidade de adoção de medidas de autodefesa.
“A previsão do estado do mar aponta para vagas com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros”, revela a autoridade acrescentando que “são esperados ventos provenientes do quadrante sul, com uma intensidade média de até 85 km/h e rajadas até 150 km/h”.
Por sua vez, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para o risco de incêndio devido “à combinação da instabilidade meteorológica trazida pelo ciclone, nomeadamente vento forte", com a situação já existente do território se encontrar "quente e seco".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt