page view
Atualizado a 26 de setembro de 2025 às 19:53

Balanço final aponta para 255 ocorrências em várias ilhas dos Açores. Há 16 realojados

O que sabemos até agora

-O ciclone tropical, que está a atingir o Arquipélago dos Açores desde quinta-feira, deixou de ser um furacão de categoria 1 e passou a ser uma depressão pós-tropical, mas as preocupações mantêm-se, segundo o IPMA;
-O Governo Regional declarou situação de alerta até às 18h00 desta sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades. Foram encerrados serviços públicos não urgentes e essenciais, incluindo as escolas;
-Elementos dos bombeiros voluntários, serviços municipais de Proteção Civil e forças de segurança estão nos locais para apoio e resolução das ocorrências registadas;
-Durante a madrugada desta sexta-feira foram já registadas várias ocorrências, entre as quais quedas de árvores ou de coberturas; No Faial, perto de meia centena de pessoas deslocou-se para outras habitações na ilha, por precaução;
- O ciclone dirige-se depois para o continente, prevendo-se no sábado chuva acompanhada ocasionalmente por trovoada, no litoral oeste.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 19h15

Balanço final aponta para 255 ocorrências

A Proteção Civil dos Açores contabilizou 255 ocorrências, "sem feridos ou danos pessoais a registar", na sequência da passagem do ciclone tropical Gabrielle, tendo sido realojadas 16 pessoas, segundo um comunicado final.

"O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que foram totalizadas 255 ocorrências, sem feridos ou danos pessoais a registar", a maioria "relacionada com a queda de árvores, colapso de estruturas e danos em coberturas", lê-se no comunicado.

A Proteção Civil especificou ainda que foram realojadas 16 pessoas nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa.

Numa avaliação à situação, "no presente momento", o SRPCBA considera que não se justifica manter "medidas especiais para a coordenação técnica e operacional dos meios e entidades envolvidas", sendo desativado o Plano Regional de Emergência e de Proteção Civil dos Açores, com efeitos desde as 17h00 (18h00 de Lisboa).

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 18h47

Agricultores pedem reunião ao Governo Regional para apurar prejuízos resultantes da tempestade Gabrielle

A Federação Agrícola dos Açores (FAA) solicitou esta quinta-feira uma reunião ao secretário regional da Agricultura para fazer um levantamento dos prejuízos resultantes da tempestade Gabrielle, que atingiu durante a madrugada a região e terá destruído culturas.

"A Federação realça a importância de se efetuar um levantamento dos prejuízos por parte dos serviços de desenvolvimento agrário de cada ilha, de forma a contabilizar os danos decorrentes da tempestade pós-tropical Gabrielle", lê-se numa nota de imprensa da FAA.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 14h57

Operação aérea da SATA retoma a normalidade

A SATA começou já a retomar as ligações aéreas canceladas devido à passagem, nas últimas horas, da tempestade pós-tropical Gabrielle pelo arquipélago dos Açores, anunciou a companhia.

Numa nota enviada à agência Lusa, o grupo açoriano de transporte aéreo adianta que continua a acompanhar a evolução da situação" e já operou voos de Nova Iorque e Boston, prevendo-se a antecipação da operação de alguns outros voos.

"Caso a situação continue a evoluir favoravelmente, estamos preparados para operar todos os voos à exceção da ligação para o Corvo, atendendo a que o vento ainda se encontra fora dos limites de segurança para a operação", refere ainda a companhia na mesma nota.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 13h53

Grupos Central e Ocidental deixam de estar em situação de alerta

O Governo dos Açores determinou o fim da situação de alerta, que estava prevista até às 18h00 (19h00 em Lisboa), devido à tempestade tropical Gabrielle, mas mantém escolas e serviços públicos encerrados em sete ilhas durante o dia de hoje.

"Considerando que deixaram de se verificar as condições que motivaram a adoção de medidas preventivas excecionais, concluiu-se que não se justifica a manutenção da situação de alerta, uma vez que o período crítico termina às 12h00 de hoje", avançou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), numa nota de imprensa.

O despacho que dá por concluída a situação de alerta, assinado pelo secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, já foi publicado em Jornal Oficial.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 13h44

Danos na aerogare da Graciosa não afetam operação

Os danos na aerogare da Graciosa, nos Açores, provocados pela tempestade pós-tropical Gabrielle "não afetaram" a estrutura do edifício e a reparação será realizada nos próximos dias, sem causar constrangimentos na operação aérea, adiantou hoje o Governo Regional.

"Verificou-se a cedência de uma chapa impermeabilizante, situação que não afeta a estrutura da aerogare. A SATA já tem uma solução técnica que será relativamente rápida e que será feita nos próximos dias, assim que as condições meteorológicas o permitem", disse fonte da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas disse à agência Lusa.

Afirmando que esta "foi uma ocorrência com danos relativamente pequenos", a mesma fonte acrescentou que a SATA Aeródromos, que gere o aeródromo da Graciosa, tem estado "a fazer um levantamento da situação".

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 13h35

Tempestade provoca 196 ocorrências e obriga a realojar 16 pessoas

A passagem da tempestade pós-tropical Gabrielle pelos Açores provocou 196 ocorrências no arquipélago e obrigou ao realojamento de 16 pessoas, avançou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

"Registou-se a necessidade de realojar 16 pessoas (nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa), não havendo, até ao momento, registo de feridos", informou a Proteção Civil açoriana, em comunicado de imprensa ao final da manhã.

Desde as 00h00, o serviço contabilizou "196 ocorrências, das quais 136 já se encontram resolvidas".

"A maioria das situações reportadas está relacionada com a queda de árvores, queda de estruturas e danos em coberturas", explicou.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 13h03

IPMA baixa níveis de avisos em todas as ilhas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou os níveis de aviso meteorológico nos Açores, devido à passagem da tempestade pós-tropical Gabrielle.

As ilhas do grupo Central (Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa) estavam sob aviso vermelho (o mais grave de três) devido a vento e agitação marítima até às 12h00 locais (13h00 em Lisboa).

Com a atualização do IPMA, passam a estar, nesse período, sob aviso laranja devido à agitação marítima, e sob aviso amarelo devido ao vento.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 11h53

Atlânticoline cancela viagens na Horta, Madalena e Velas

A empresa de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores, Atlânticoline, cancelou as viagens previstas na Linha Verde (Horta/Madalena/Velas) para a tarde desta sexta-feira, devido às condições meteorológicas "adversas à navegação".

A empresa informou na sua página na internet que, "devido às condições meteorológicas adversas à navegação, as viagens previstas na Linha Verde (Horta/Madalena/Velas) para a tarde desta sexta-feira estão canceladas".

No seu comunicado, a Atlânticoline agradece a compreensão dos passageiros, lamentando "quaisquer transtornos que este cancelamento possa causar".

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 11h43

Aberto centro desportivo para os sem-abrigo em São Miguel devido ao mau tempo

A carregar o vídeo ...

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 11h19

Tempestade pós-tropical começou a afastar-se do arquipélago, refere o IPMA

A tempestade pós-tropical Gabrielle estava pelas 08:30 locais (mais uma hora em Lisboa) de esta sexta-feira, a afastar-se do arquipélago dos Açores, segundo fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Neste momento, a depressão extra tropical Gabrielle já está a afastar-se do arquipélago", disse à agência Lusa, num ponto de situação pelas 08:30 locais, a meteorologista Elsa Vieira, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 11h18

São Miguel e Santa Maria sem "ocorrências de maior" e com "noite tranquila"

A passagem da tempestade pós-tropical Gabrielle não provocou "ocorrências de maior" no Grupo Oriental dos Açores, com a noite a acabar por ser "tranquila" nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, segundo as autoridades locais.

"Felizmente, acabou por ser uma noite bastante tranquila, sem qualquer ocorrência de maior, tirando o serviço normal", afirmou à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.


De acordo com João Paulo Medeiros, os bombeiros encontravam-se em "prontidão", mas acabaram por não ser chamados para qualquer ocorrência em Ponta Delgada (que tem uma população de cerca de 68 mil habitantes) e Lagoa (14.819 habitantes).

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 10h19

Vento forte e voos cancelados: Tânia Laranjo relata ponto de situação na ilha de São Miguel

A carregar o vídeo ...

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 10h01

Aerogare da Graciosa com danos que podem condicionar operação aérea

A tempestade pós-tropical Gabrielle provocou danos na aerogare da Graciosa, anunciou esta sexta-feira o Governo Regional dos Açores, admitindo que os estragos podem causar constrangimentos na operação aérea para a ilha, com cerca de 4.100 habitantes.

"Temos uma informação de última hora que se prende com impactos verificados na cobertura da aerogare da Graciosa", adiantou o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, num ponto de situação na sede da Proteção Civil regional, na ilha Terceira.

Segundo Alonso Miguel, para além dos danos, os estragos na aerogare "poderão causar constrangimentos na operação da infraestrutura e, consequentemente, na atividade aérea" que é assegurada pela SATA Air Açores.

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 09h52

Oito desalojados e mais de 100 ocorrências em várias ilhas dos Açores

A tempestade pós-tropical Gabrielle provocou oito desalojados e 103 ocorrências em várias ilhas dos Açores, sem causar feridos, anunciou esta sexta-feira o Governo Regional.

Num ponto de situação na sede da Proteção Civil açoriana, em Angra do Heroísmo, o secretário regional do Ambiente e Ação Climática adiantou que, até às 07:00 (08:00 em Lisboa), foram registadas 103 ocorrências, das quais 49 estão resolvidas e 54 em processo de resolução.

Segundo Alonso Miguel, verificaram-se quatro situações de desalojados, abrangendo oito pessoas, quatro na ilha de São Jorge, três no Faial e uma na Graciosa, situações que foram "prontamente resolvidas".

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 08h23

Intensidade da tempestade deve diminuir gradualmente a partir das 09h00, refere o IPMA

A intensidade da tempestade pós-tropical Gabrielle nos Açores "irá começar a diminuir gradualmente" a partir das 09h00 locais e a rajada mais forte registada foi de 154 quilómetros/hora, segundo fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"No grupo Ocidental [Flores e Corvo] já passou. Ainda continuamos com aviso para agitação marítima, até às 15:00 [mais uma hora em Lisboa], mas, a partir das 09:00, irá começar a diminuir gradualmente", disse à agência Lusa, num ponto de situação pelas 06:00 locais, a meteorologista Elsa Vieira, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.


No grupo Ocidental açoriano, segundo a meteorologista, a rajada máxima registada durante a passagem da tempestade foi da ordem dos 70 quilómetros por hora (km/h).

Já quanto a valores de precipitação, "o máximo registado foi de oito litros por metro quadrado numa hora, nas Flores".

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 08h19

Proteção Civil registou já 59 ocorrências e realojamento de quatro pessoas

A passagem da depressão pós-tropical Gabrielle pelos Açores já provocou 59 ocorrências, a maioria relacionadas com a queda de árvores, queda de estruturas e danos em coberturas/tetos, informou a Proteção Civil.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) adiantou, em comunicado, que foram registadas desde as 00:00 de hoje, 59 ocorrências, 22 das foram registadas na ilha do Faial, 10 em São Jorge, nove no Pico, nove na Terceira, seis na Graciosa e três em São Miguel.

Ainda segundo a SRPCBA, foi necessário proceder ao realojamento de quatro pessoas (três na ilha do Faial e uma na Graciosa). Até ao momento, não há registo de feridos.

A carregar o vídeo ...

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 08h18

Dezenas de ocorrências registadas em todo o Arquipélago dos Açores. Três pessoas desalojadas na ilha do Faial

Três pessoas ficaram desalojadas depois de uma árvore ter atingido a casa em que viviam durante a tempestade Gabrielle, na cidade da Horta, no Faial. De acordo com o Presidente da Câmara da Horta, Carlos Ferreira, já foi dado início ao processo de realojamento. Há ainda registo de 27 ocorrências na ilha, entre queda de árvores e estruturas a obstruir as vias. "As equipas continuam no terreno", quer os grupos de apoio às operações, quer as unidades de saúde, adiantou o Presidente da Câmara da cidade açoriana.

A carregar o vídeo ...

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 às 07h28

Proteção Civil registou pelo menos seis ocorrências no Faial e São Jorge. Maior rajada de vento foi de 123 km/hora

A tempestade pós-tropical Gabrielle causou esta sexta-feira ocorrências nas ilhas do Faial e de São Jorge, sem registo de vítimas, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). A maior rajada de vento registada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera desde que a tempestade pós-tropical Gabrielle começou a atingir o arquipélago dos Açores, na noite de quinta-feira, foi de 123 quilómetros/hora, no Faial.

O SRPCBA adiantou em comunicado que, entre as 00:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 03:07, foram registadas seis ocorrências, tendo cinco ocorrido na ilha do Faial e uma na ilha de São Jorge (no concelho da Calheta).

"As situações reportadas estão relacionadas com a queda de árvores, queda de postes e um dano em cobertura", lê-se na nota.

Nos locais, para apoio e resolução das ocorrências, encontram-se elementos dos bombeiros voluntários, serviços municipais de Proteção Civil, serviços florestais, obras públicas, forças de segurança e da operadora de telecomunicações MEO, segundo o SRPCBA.

Anterior

Ao minuto anterior

Ciclone Gabrielle passou a depressão pós-tropical mas preocupações mantêm-se

Publicada originalmente a 26 de setembro de 2025 às 08:12

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8