Correio da Manhã
JornalistaOito portos fechados na ilha de São Miguel devido à passagem do ciclone Gabrielle
A Capitania do Porto de Ponta Delgada determinou esta quinta-feira o fecho, "a toda a navegação", de oito portos na ilha de São Miguel devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelos Açores.
O Capitão do Porto de Ponta Delgada, António Marques Peiriço, determinou, devido ao estado do mar, "o fecho a toda a navegação dos portos dos Mosteiros, Rabo de Peixe, Porto Formoso, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Caloura e Lagoa, entre as 01:00 [locais, 02:00 em Lisboa] de 26 de setembro e as 07:00 de 27 de setembro de 2025".
Lusa
Seguir Autor:
Madalena encerra vias de trânsito junto à orla costeira
A Câmara da Madalena, no Pico, determinou o encerramento à circulação automóvel, a partir das 22:00 locais de hoje (23:00 em Lisboa), das vias junto à orla costeira do concelho, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelos Açores.
"Em virtude do expectável agravamento das condições meteorológicas será encerrada a circulação automóvel, a partir das 22:00, nas vias junto à orla costeira de todo o concelho, nomeadamente o acesso ao Cachorro, Cais do Mourato, Formosinha, Barca, Beco Florêncio Terra (Areia Larga), Lajido da Criação Velha, Pocinho, Porto do Calhau, Fogos e Ana Clara, Rua de São Pedro (São Mateus), Porto de São Mateus, Porto de São Caetano e Porto das Baixas", informa a autarquia.
Em comunicado de imprensa, a Câmara Municipal da Madalena apela à população para que evite deslocar-se desnecessariamente, permanecendo em casa e para que "não deposite resíduos de maior volume (monos) na rua".
Lusa
Seguir Autor:
Governo determina encerramento dos serviços do Estado na sexta-feira nos grupos Ocidental e Central dos Açores
O Governo decidiu hoje o encerramento na sexta-feira dos serviços do Estado nas ilhas dos grupos Ocidental e Central do arquipélago dos Açores devido à aproximação do ciclone tropical Gabrielle, exceto os considerados "urgentes e essenciais".
"A medida foi tomada em coordenação com decisão semelhante do Governo Regional dos Açores para os respetivos serviços regionais", disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
"Determino o encerramento, no dia 26 de setembro até às 18h00, de todos os serviços e organismos públicos da Administração do Estado, localizados naquelas ilhas, com exceção dos serviços considerados urgentes e essenciais, assim como os demais considerados pelas respetivas tutelas governamentais", lê-se no despacho a que a Lusa teve acesso assinado por Luís Montenegro.
O despacho invoca como justificação "o agravamento previsível do estado do tempo para as ilhas dos grupos Ocidental e Central do arquipélago dos Açores, devido à aproximação do Ciclone Tropical Gabrielle".
Lusa
Seguir Autor:
Ciclone Gabrielle mantém deslocação até aos Açores e segue para litoral oeste do continente
O ciclone Gabrielle mantém a sua deslocação em direção aos Açores e dirige-se depois para o continente, prevendo-se no sábado chuva acompanhada ocasionalmente por trovoada, no litoral oeste, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com um comunicado do IPMA, com base nas mais recentes previsões "o ciclone Gabrielle mantém o seu deslocamento para leste/nordeste em direção ao arquipélago dos Açores, onde irá passar como furacão", dirigindo-se "posteriormente para leste/sueste, em direção a Portugal continental já em fase de depressão pós-tropical, a qual deverá ocorrer a partir das 12:00 UTC de dia 26".
"Assim, a partir do final de dia 27, no litoral oeste, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao Centro e Sul", no domingo, lê-se na nota.
Lusa
Seguir Autor:
Proteção Civil defende que furacão de categoria 1 terá maior impacto no grupo Central dos Açores
A Proteção Civil dos Açores confirmou ao final da tarde desta quinta-feira que o ciclone tropical Gabrielle deverá mesmo passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com maior impacto nas ilhas do grupo Central.
"O furacão Gabrielle impactará o arquipélago na categoria 1 e esse impacto será mais intenso no grupo central, com nota adicional para a agitação marítima e o vento. Estamos a falar de ventos médios na ordem dos 130 km/hora e rajadas máximas a rondar os 200 km/hora ao nível do mar. É um dado significativo e que merece atenção", afirmou o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Rui Andrade, num ponto de situação, em Angra do Heroísmo.
Depois de se ter reunido com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), durante a tarde desta quinta-feira, Rui Andrade confirmou que não se registaram "alterações significativas" nas previsões meteorológicas, mantendo-se os avisos vermelhos para as ilhas dos grupos Central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo), devido a precipitação, vento e agitação marítima.
Lusa
Seguir Autor:
Município de Ponta Delgada acolhe sem-abrigo em pavilhão devido à passagem do ciclone Gabrielle
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, determinou esta quinta-feira abrir o Pavilhão Carlos Silveira para acolher durante a próxima noite "cidadãos em risco de exclusão social e pessoas em situação de maior vulnerabilidade".
Em comunicado, a autarquia referiu que o pavilhão acolherá estes cidadãos até às 08:00 locais (09:00 em Lisboa), de sexta-feira.
A medida "visa acolher e garantir condições de conforto e segurança para todos os cidadãos sem teto durante a passagem do ciclone Gabrielle", justificou.
Segundo a nota, no interior do pavilhão "será criado um abrigo temporário, com disponibilização de refeições quentes, balneários, instalações sanitárias e acompanhamento técnico em articulação com os serviços municipais de ação social e proteção civil".
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil ativado no Corvo
A Câmara Municipal do Corvo ativou esta quinta-feira o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelo arquipélago dos Açores.
Segundo o despacho do presidente do único município da ilha do Corvo, José Manuel Silva, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil estará ativo entre as 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de quinta-feira e "enquanto a situação se mantiver".
O autarca justifica a decisão com a necessidade de a Câmara Municipal do Corvo "tomar medidas preventivas e especiais de reação devido às previsões meteorológicas".
O plano, consultado pela agência Lusa, "define as principais orientações relativamente ao modo de coordenação e atuação dos vários agentes, organismos, entidades e serviços relativamente ao seu envolvimento e participação em operações de Proteção Civil, tendo sempre como objetivo principal a minimização de perdas de vidas, dos prejuízos materiais e o assegurar, no mais curto espaço de tempo, do restabelecimento da normalidade".
Lusa
Seguir Autor:
Município da Madalena declara situação de alerta
A Comissão Municipal de Proteção Civil da Madalena declarou esta quinta-feira situação de alerta entre as 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 18:00 de sexta-feira, devido à passagem do furacão Gabrielle pelos Açores.
"Após ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), a Comissão, em articulação com as juntas de freguesia do concelho, fez uma atualização do ponto de situação, analisando os procedimentos plasmados no PMEPC, de modo a garantir uma resposta eficaz à população", referiu a autarquia da ilha açoriana do Pico em comunicado.
Segundo a nota, o posto de comando das operações vai estar instalado, a partir das 21:30 locais, no edifício dos Paços do Concelho, e estará uma segunda unidade de prevenção, durante a noite, em São Caetano.
O município da Madalena adianta que "tem várias equipas preparadas para atuar com prontidão, em caso de necessidade".
Lusa
Seguir Autor:
SATA cancela voos entre ilhas e ativa plano de contingência devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle
A SATA vai cancelar os voos entre as ilhas dos Açores na sexta-feira até às 14h00, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle que obrigou ao acionamento do plano de contingência na companhia aérea.
Em comunicado, o grupo açoriano de transporte aéreo adiantou esta quinta-feira que tem em curso um plano de contingência, que inclui a emissão de alertas aos passageiros, a possibilidade de alterações de voos sem penalizações ou custos adicionais e o cancelamento antecipado de algumas ligações.
Lusa
Seguir Autor:
Autarquia de Velas ativa Plano Municipal de Emergência devido à passagem do ciclone Gabrielle
A Câmara de Velas, na ilha de São Jorge, ativou esta quinta-feira o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelo arquipélago dos Açores, informou a autarquia.
No despacho publicado esta quinta-feira, o presidente da autarquia e responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil, Luís Silveira, declara que o plano foi ativado "tendo em conta o cenário de agravamento das condições atmosféricas provocadas pelo ciclone tropical Gabrielle" e "as suas potenciais consequências na área do município".
Lusa
Seguir Autor:
Hospital da Terceira cancelou consultas, exames e cirurgias não urgentes devido à passagem do ciclone Gabrielle
O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), em Angra do Heroísmo, informou esta quinta-feira que cancelou todas as consultas, exames e cirurgias não urgentes previstas para sexta-feira, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelos Açores.
O HSEIT adiantou em comunicado publicado nas redes sociais que, "devido aos alertas emitidos para a passagem do furacão Gabrielle, e seguindo as recomendações das autoridades de segurança e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores", está a "implementar medidas de contingência para garantir a segurança de todos e manter a capacidade de resposta a emergências".
Lusa
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.