Gado assusta aldeia no Crato
Duzentas vacas estão sem controlo.
A aldeia do Monte da Pedra, no concelho do Crato, vive em sobressalto devido à frequência com que algumas vacas aparecem nas estradas junto à povoação e mesmo no centro da localidade. Há receio que os animais possam provocar acidentes graves. Ao todo serão cerca de 200 animais sem controlo do proprietário.
"Vamos na estrada e de repente aparecem as vacas. Quem não vem com cuidado arrisca-se a ter problemas sérios", disse ao CM Ana Maria Rosa, moradora no Monte da Pedra.O CM tentou falar com o proprietário das vacas, mas não obteve resposta. As autoridades sanitárias já avançaram com um processo, do qual o visado recorreu.
"Já houve touros, de noite, aqui dentro da aldeia", acrescentou. As vacas andam à solta devido às falhas nas vedações onde deveriam estar fechadas. Muitas já se reproduziram de forma selvagem, sem controlo, e têm criado problemas em explorações vizinhas. "Partem oliveiras e destruíram sobreiros pequenos, protegidos, cujo projeto foi financiado por dinheiros públicos", frisou Dionísio Lopes, agricultor e vizinho das explorações de onde fogem as vacas.
O CM tentou falar com o proprietário das vacas, mas não obteve resposta. As autoridades sanitárias já avançaram com um processo, do qual o visado recorreu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt