Garantia de negociar salários cancela greve dos Enfermeiros
Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros suspende paralisação marcada para 26, 27 e 28 de dezembro.
A garantia da Comissão Negociadora do Ministério da Saúde e das Finanças em discutir as reivindicações salariais com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) numa próxima reunião, marcada para 4 de janeiro, levou ao cancelamento da greve de 26, 27 e 28 de dezembro.
O anúncio foi feito ontem por José Correia de Azevedo, presidente da FENSE, depois de uma reunião com a Comissão negociadora na sede da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em Lisboa.
No final do encontro, o responsável disse ao CM que tinha boas notícias porque metade da proposta do acordo coletivo de trabalho que a FENSE tinha levado às negociações estava alcançado.
A FENSE exigia a negociação de um contrato coletivo, que abrangesse todos os enfermeiros independentemente do seu vínculo laboral com o Estado, e recusava-se a negociar um diploma legal que excluía profissionais com contrato individual de trabalho.
Alcançado o objetivo, com as garantias de que terão oportunidade de reunir com a própria ministra da Saúde, Marta Temido, e de que as reivindicações salariais serão discutidas no início do próximo ano, a FENSE decidiu suspender a paralisação de três dias que iria juntar-se à greve cirúrgica que decorre desde 22 de novembro.
Ordem defende acordo com urgência
A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu a necessidade de um acordo urgente entre o Governo e os sindicatos em relação à "greve cirúrgica" devido ao efeito que essa paralisação está a ter para os doentes, alertando para o adiamento de mais de sete mil cirurgias.
A OE, que tem reunião marcada com a ministra da Saúde para sexta-feira, assegurou ainda que os enfermeiros estão a cumprir "escrupulosamente os serviços mínimos".
Ministra da Saúde chama sindicatos
O Ministério da Saúde convidou os sindicatos dos enfermeiros para uma reunião conjunta, esta sexta-feira, à margem das negociações. O objetivo é fazer uma reflexão conjunta sobre o atual quadro na área da saúde e em especial da enfermagem e do desenvolvimento da profissão.
SAIBA MAIS
9
mil, é o número de cirurgias que terão sido canceladas até esta segunda-feira, devido à greve cirúrgica, segundo o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR).
Maior sindicato faltou
A Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros/CNESE faltou à reunião de ontem, por considerar que não há orientações sobre a justa contagem dos pontos para efeitos do descongelamento das progressões e para o pagamento de um suplemento remuneratório.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt