GNR e PSP acompanham grupos de fiéis até Fátima. Veja os conselhos para a peregrinação

Há mais peregrinos nas estradas de todo o País em direção ao Santuário de Fátima para a Peregrinação Internacional Aniversária de maio.

10 de maio de 2022 às 01:30
peregrinos, peregrinação, conselhos, fiéis, fátima Foto: DIREITOS RESERVADOS
Partilhar

Militares da GNR e agentes da PSP reforçaram a vigilância e ações de sensibilização aos condutores para a presença dos peregrinos em estradas com muito tráfego rumo ao Santuário de Fátima. Na região de Viseu, desde sábado que milhares de peregrinos caminham pela Estrada Nacional nº 2 e por outras vias secundárias pelo que a GNR destacou várias patrulhas para fazer um acompanhamento mais próximo. “O objetivo é sobretudo ajudar os peregrinos a circular na estrada com o máximo de segurança possível. Damos conselhos e ajudamos nos itinerários a seguir”, explicou esta segunda-feira ao CM o tenente-coronel Adriano Resende, relações-públicas da GNR de Viseu, salientando que “o forte dos grupos de peregrinos já está a sul da cidade de Viseu”.

Este ano há mais peregrinos nas estradas de todo o País em direção ao Santuário de Fátima para a Peregrinação Internacional Aniversária de maio, presidida pelo arcebispo Edgar Peña Parra, diplomata da Santa Sé.

Pub

Esta peregrinação “marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão, como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé”, informa o Santuário de Fátima, explicando que, “nos últimos dois anos, devido à pandemia, não foi possível oferecer estes dois serviços por razões sanitárias, mas este ano, mantendo alguma prudência como o uso da máscara no posto de socorros e no lava-pés, o santuário e o seu grupo de voluntários acolherá estes dois grupos de peregrinos”.

Durante as celebrações, lembra o santuário, devem, no entanto, manter-se algumas cautelas, procurando preservar algum distanciamento físico entre as pessoas. O Santuário de Fátima terá no recinto de oração acolhedores para prestar auxílio aos peregrinos, sobretudo nos dias 12 e 13, com a colaboração especial do Corpo Nacional de Escutas.

Pub

Conselhos para a peregrinação

Berma e fila indiana

Andar em fila indiana. Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito. Usar sempre coletes refletores.

Pub

Sem auscultadores

Não usar auscultadores nem auriculares nem telemóvel durante a caminhada.

Meias do avesso

Pub

Escolha sapatos já usados, que proporcionem um andar confortável. Use meias brancas, de algodão, sem costura (calçadas do avesso); roupa de algodão, larga, clara e com mangas.

Dormir seis horas

Faça pausas. Quando parar, coloque os pés mais altos que a cabeça. Procure dormir pelo menos seis horas.

Pub

Protetor solar

Faça refeições leves e frequentes. Beba água, coma frutos secos e açúcar. Use protetor solar e batom de cieiro.

Cuidado com o dinheiro

Pub

À chegada, guarde o telemóvel e a carteira num bolso da frente ou numa bolsa com fecho. Evite andar com grandes quantidades de dinheiro. Não leve bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos.

Telemóvel operacional

Tenha sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo.

Pub

Evitar filas

Logo após o fim das cerimónias, a saída deve ser calma e gradual, evitando as filas prolongadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar