Gosta de pão e não quer engordar? Congelar pão caseiro pode ser a solução
Torrar o pão é também uma boa opção para diminuir os níveis de glicose em 25%.
Congelar o pão pode contribuir para a perda de peso e melhor o seu valor nutricional? Segundo um vídeo partilhado no TikTok sim, mas será verdadeiramente assim?
De acordo com o El Espanhol, estudos internacionais revelam que o processo de congelação e descongelação pode transformar os amidos do pão em amido resistente, substância que, por ser mais difícil de metabolizar, reduz os níveis de açúcar no sangue e permite controlar o peso.
Um estudo de 2008, realizado a 10 pessoas, confirmou que congelar e descongelar o pão caseiro reduz a quantidade de açúcar no sangue em 31% num período de duas horas. Torrar o pão é também uma boa opção para diminuir os níveis de glicose em 25%. Contudo, se quiser uma redução dos níveis de açúcar mais elevada, congelar, descongelar e torrar o pão é a solução: o açúcar no sangue diminuiu 39%.
Mas, atenção. Se experimentar com pão branco comercial a reação do organismo vai ser diferente. Os ingredientes utilizados e o processo de confeção podem influenciar a transformação do amido do pão em amido resistente.
Como atua o amido resistente?
Se não tem pão caseiro para congelar, opte por comprar pão integral com um mínimo de 80% de grau de extração de farinha, avança o El Espanhol. Este tipo de pão contém um elevado teor de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo também para uma sensação de saciedade e melhor controlo do açúcar no sangue. Em alternativa, pode também comprar pães com base de farinha de leguminosas, uma opção mais saudável comparada com o consumo de pães à base de farinha de trigo refinada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt