Saiba quais os concelhos em alerta, os que não avançam e as novas medidas para o desconfinamento
Conheça as regras que estão em vigor até dia 27 de junho no âmbito do plano ‘Controlar a Pandemia’.
O Governo apresentou esta quarta-feira novas medidas para combater a pandemia. Recorde que o executivo reuniu, em Conselho de Ministros, para discutir um novo pacote de medidas no âmbito do plano ‘Controlar a Pandemia’. As medidas devem manter-se até 27 de junho.A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, avançou que País tem "uma evolução no índice de incidência de 70,6 no Continente" e que o rt está fixado no 1.6 em Portugal Continental.
"Situação de Lisboa é preocupante", disse Vieira da Silva relativamente à crescente subida de casos na Região de Lisboa e Vale do Tejo, confirmando que não está a ser fácil controlar o crescente número de casos, principalmente nas camadas mais jovens da população.
"Estamos em momento de crescimento e isso significa que temos que cumprir as medidas definidas. Os números que temos em Lisboa não permitem ajuntamentos ou festas", rematou.
A ministra avançou ainda que o certificado digital estará em vigor em Portugal a partir do dia 1 de julho.
Quatro concelhos que não avançam no desconfinamento
Braga; Lisboa; Odemira e Vale de Cambra. Estes concelhos ficam com as regras do dia 1 de maio, isto é, mantêm as regras delimitadas até ao momento. Também nestes concelhos, pode manter-se o teletrabalho.
Concelhos em alerta
Albufeira, Alcanena, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loulé , Paredes de Coura, Santarém, Sesimbra, Sintra e Sertã.
Novas regras
Restauração para todos os concelhos (exceto os 4 acima mencionados)
O funcionamento da restauração prolonga-se até às 01h00 com a última hora de admissão às 00h00.
Serviços públicos
Os serviços públicos podem ser acedidos sem marcação prévia, com exceção das lojas do cidadão.
Eventos familiares
Os eventos familiares mantêm-se nos 50%.
Transportes
Os transportes em que é possível ir de pé, a lotação máxima é de dois terços.
Estratégia de testagem
Passa a ser necessário testar empresas com mais de 150 trabalhadores que partilhem o mesmo espaço de trabalho.
Testes em eventos Testagem significativa permite maior controlo da pandemia
O participante de cada evento é que terá responsabilidade sobre o seu próprio teste.
De acordo com a ministra, o que está previsto é que ninguém possa aceder a esses eventos sem teste e que, por isso, a fiscalização seja feita pelas autoridades.
Siga o Instagram do Correio da Manhã:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt