Governo constitui equipa de trabalho para substituição do SIRESP
Decisão surge após três auditorias pedidas aos reguladores das áreas da comunicação decorridas na sequência do "apagão" da passada segunda-feira.
O Governo emitiu, esta sexta-feira, um despacho para constituir uma equipa de trabalho "técnica e multissetorial" para substituição do SIRESP, no "prazo máximo de 90 dias".
Segundo comunicado a que o CM teve acesso, a "decisão é sustentada pela relevância estratégica das comunicações de emergência e proteção civil para a segurança e resiliência do Estado, considerando as limitações estruturais e operacionais evidenciadas pelo SIRESP em cenários de elevada complexidade e exigência operacional, que se constataram, entre outras situações, no passado dia 28 de abril, durante o “apagão”.
A decisão emitida pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, surge após três auditorias pedidas aos reguladores das áreas da comunicação decorridas no "apagão" da passada segunda-feira. Pretende-se assegurar de forma urgente um sistema de comunicações robusto e fiável que responda à eficácia das exigências atuais e futuras.
Recorde-se que após 24 horas do corte elétrico, o SIRESP registou continuou a registar falhas nos comandos da PSP de Bragança, Braga, Porto, Portalegre e Coimbra, no INEM, e em corporações de bombeiros da região Norte.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt