Governo cria três unidades de urgência básica de saúde em quatro anos
Em 2014 existiam 36 unidades de Serviço de Urgência Básica. Desde 2017 que são 39.
Em quatro anos, o Governo criou apenas três novas unidades de Serviço de Urgência Básica (SUB). Em 2014 o País contava com 36 SUB. Desde 2017 que conta com 39. Uma evolução que a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) considera "inconcebível", já que deixaram de existir, entre 2014 e 2018, sete unidades de Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
"O objetivo é que deixassem de existir as unidades SAP para dar lugar às SUB que, no fundo, garantem um atendimento com mais recursos", explica ao CM o presidente da APMGF, Rui Nogueira, alertando que "há um claro desequilíbrio entre o Norte e o Sul do País".
Segundo os dados divulgados ao CM pela Administração Central do Sistema de Saúde, no ano passado existiam 15 SUB na zona Norte do País e 7 na região de Lisboa e Vale do Tejo. Também no que diz respeito às unidades SAP, a região Norte sai a ganhar. No ano passado existiam 55 SAP no Norte, mais 10 do que em Lisboa e Vale do Tejo.
"Ainda que a região Norte tenha uma população equivalente à de Lisboa, esta está muito mais dispersa pela região. Não se compreende que tenha quase o dobro das SUB", frisa Rui Nogueira, alertando que "a falta de SUB justifica o excesso de procura das Urgências dos hospitais centrais de Lisboa".
Há 532 centros de saúde em Portugal
São necessárias novas condições para a formação de novas unidades", considera Rui Nogueira. O presidente da APMGF reúne, no dia 8 de maio, com o Ministério da Saúde. O objetivo do encontro passa pela apresentação do ‘projeto Beta’, que tem como intuito a criação de mais centros de saúde no País.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt