Governo desmente TGV pelo Alentejo
Bruxelas quer criar ligação em comboio de alta velocidade. Ministro refere que linha será destinada a mercadorias.
Bruxelas anunciou a intenção de avançar com o comboio de alta velocidade entre Évora e a cidade espanhola de Mérida. Mas rapidamente o Governo, através do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, desmentiu este projeto, referindo que a linha será destinada apenas a mercadorias e que substitui a ligação de TGV projetada até Madrid.
"O projeto inicialmente pensado teria três linhas, duas delas estariam dedicadas à alta velocidade de passageiros e uma à ferrovia de mercadorias. Mas a linha que está em implementação agora, desse projeto maior, é a ferrovia de mercadorias", disse o ministro, à margem da conferência sobre a rede de transporte transeuropeu, a decorrer na Eslovénia.
A construção da ligação de TGV foi avançada ontem por fonte comunitária após uma reunião entre a comissária europeia da mobilidade, Violeta Bulc, e os ministros dos Transportes de Portugal, Espanha e França. A mesma fonte revelou que Bruxelas anunciaria os passos e as fases do calendário para a ligação em comboio de alta velocidade entre Évora e Mérida.
Mas o que está previsto é a construção da linha de mercadorias a ligar os portos de Sines e Setúbal à fronteira, num investimento de 500 milhões de euros. Recentemente, foi lançado o concurso para a construção do troço entre Elvas e Caia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt