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Nova linha até Elvas poupa 140 quilómetros para mercadorias

Ligação ferroviária está em ‘banho-maria’ desde a cimeira luso-espanhola de 2003.

06 de março de 2018 às 01:30

A ligação Évora-Elvas é a "maior obra de linha ferroviária nova dos últimos cem anos", sublinhou esta segunda-feira o ministro do Planeamento, Pedro Marques, no lançamento do concurso público. A obra, orçada em cerca de 500 milhões de euros, vai poupar tempo e quilómetros – cerca de 140 – aos comboios de mercadorias que deixam o porto de Sines em direção a Espanha.

A linha a construir vai ter 94 quilómetros mas o impacto que terá nas ligações entre o porto de Sines e a fronteira do Caia é muito superior. Atualmente, os comboios com destino a Espanha têm de ir primeiro ao Entroncamento e só depois seguem para Elvas (Caia), atrasando as ligações. A obra deverá iniciar-se até março de 2019, estando prevista a conclusão para o 1º trimestre de 2022. Trata-se de uma ligação há muito considerada prioritária, tendo integrado o acordo entre os dois países na XIX Cimeira Luso-Espanhola, em 2003.

O lançamento do concurso contou esta segunda-feira com o primeiro--ministro António Costa, o chefe de governo espanhol Mariano Rajoy e a comissária europeia dos Transportes Violeta Bul. Uma presença explicada pela aposta da Comissão Europeia na ferrovia, financiando a obra com 232 milhões de euros.

Paralelamente, os 11 quilómetros de linha entre Elvas e a fronteira (Caia) vão ser modernizados. Esta intervenção, que deverá estar concluída dentro de um ano, vai custar 23 milhões de euros, 40% dos quais serão financiados por fundos europeus.

Estas obras estão inscritas no Plano Ferrovia 2020, que prevê intervenções em 1200 quilómetros - cerca de metade da Rede Ferroviária Nacional -, num investimento público superior a dois mil milhões de euros.

Este plano inclui ainda obras de modernização e/ou eletrificação nas linhas do Douro, Oeste, Algarve e Cascais, de acordo com o Eexcutivo.

Linha entre Guarda e Covilhã vai ser reabilitada até 2019

A modernização e eletrificação da linha entre a Covilhã e a Guarda vai custar cerca de 85 milhões de euros, anunciou ontem o Governo, que espera que o troço entre ao serviço no segundo semestre de 2019. Encerrados há 10 anos, os 46 quilómetros que vão ser intervencionados visam "dar um contributo para o desenvolvimento do Interior e a coesão nacional", diz o Ministério do Planeamento.

Saiba mais

1863

foi o ano da chegada do caminho de ferro a Badajoz, ligando Portugal a Espanha. Ou seja, apenas sete anos depois da inauguração do primeiro troço ferroviário do País, entre Lisboa e o Carregado.

Peripécias iniciais

O serviço ferroviário em Portugal foi inaugurado a 28 de outubro de 1856 pela família real. A viagem entre Lisboa e o Carregado demorou cinco horas. Muitos dos convidados não chegaram sequer a sair da capital do reino: o peso de 14 carruagens revelou-se excessivo para a locomotiva e tiveram que ficar para trás, na zona dos Olivais.

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