Gripe e frio matam mais pessoas em Portugal

No inverno houve 5591 mortes acima do esperado.

29 de outubro de 2015 às 01:00
28-10-2015_22_53_23 17 gripe.jpg Foto: Vasco Neves
Partilhar

Portugal foi um dos países europeus com mais excesso de mortalidade no último inverno, segundo uma análise efetuada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Esta análise baseou-se nos dados reportados pelos países que participam na rede EuroMOMO, que controla o excesso de mortalidade.

"Os países mais atingidos foram Inglaterra, França, Portugal, Espanha e Suíça", revela o INSA em comunicado, sublinhando que os "excessos de mortalidade observados nestes países ocorreram em simultâneo com a epidemia de gripe sazonal e um período de vagas de frio extremo".

Pub

Nesta análise não é avançado o número de mortos. Mas no início de outubro o INSA tinha revelado que no inverno houve em Portugal 5591 mortes acima do esperado devido à gripe e ao tempo frio.

O estudo agora divulgado pelo INSA refere também que houve "excessos de mortalidade, na população com 65 ou mais anos, em todos os países europeus que participam nesta rede EuroMOMO, apenas com exceção da Estónia e da Finlândia".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar