IA generativa na Administração Pública pode contribuir com 1.2 mil milhões de euros por ano

Dados indicam que mais de metade dos trabalhadores do setor pública já usam ferramentas de IA.

27 de outubro de 2025 às 09:26
Estudo indica que a produtividade de profissionais da Administração Pública pode ser "até 9% mais alta em 10 anos" Foto: Getty Images
Partilhar

A adoção de inteligência artificial (IA) generativa tem o potencial de aumentar a produtividade na Administração Pública (AP), contribuindo anualmente com 1,2 mil milhões de euros, de acordo com o relatório sobre o seu impacto económico divulgado esta segunda-feira.

"A IA generativa tem um potencial significativo para aumentar a produtividade na Administração Pública em Portugal, criando uma relação custo-benefício 9% superior, o equivalente a uma contribuição anual de 1,2 mil milhões de euros", é uma das principais conclusões do "The AI opportunity for eGoverment in Portugal".

Pub

O estudo sobre o impacto económico sobre a aplicação da IA generativa no setor público português foi encomendado pela Google à Implement Consulting Group e Católica Lisbon School of Business and Economics.

O relatório conclui ainda que "a produtividade média por cada profissional da Administração Pública poderia ser até 9% mais alta em 10 anos".

Para dois terços da força de trabalho da AP (cerca de 200.000 empregos), a tecnologia de inteligência artificial generativa poderia melhorar uma parte significativa das suas tarefas, o que torna a sua integração nos processos diários viável.

Pub

O relatório também demonstra que mais de metade dos trabalhadores do setor público português já utiliza ferramentas de IA e 80% acredita que estas serão importantes nos próximos 10 anos.

"A próxima Agenda Nacional de Inteligência Artificial deve estabelecer metas ambiciosas e fornecer um roteiro claro para desbloquear a maior parte do potencial da IA para o setor público dentro de cinco anos e totalmente em 10 anos", lê-se no documento.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar