IA levantou desafios sem precedentes na desinformação
Representante da Comissão Europeia (CE) em Portugal refere que estas táticas demonstram "uma ameaça direta à integridade dos processos democráticos".
A representante da Comissão Europeia (CE) em Portugal, Sofia Moreira de Sousa alerta que a Inteligência Artificial (IA) levantou desafios sem precedentes em matéria de desinformação.
Em entrevista à agência Lusa no âmbito do projeto "Pinóquio na Escola", Sofia Moreira de Sousa alertou que "a inteligência artificial trouxe desafios significativos e sem precedentes em matéria de desinformação".
"Isto é mais visível durante as campanhas eleitorais, com eleições recentes na UE a ilustrarem uma escalada de ataques híbridos, com campanhas coordenadas de desinformação, o uso de 'deepfakes' e o uso artificial de métodos de amplificação", explicou a representante portuguesa.
A responsável pela representação da CE em Portugal refere que estas táticas demonstram "uma ameaça direta à integridade dos processos democráticos", sobretudo numa época de proliferação de técnicas de manipulação 'online' cada vez mais sofisticadas e acessíveis.
Neste sentido, Sofia Moreira de Sousa realça o trabalho que a Comissão tem procurado desenvolver junto de todos os Estados-membros para preparar orientações sobre o uso de IA nos processos eleitorais, tendo como base a Lei da Inteligência Artificial.
A representante portuguesa salienta ser necessário "reforçar a consciência situacional e a capacidade de resposta para salvaguardar o espaço informativo, fortalecer as instituições democráticas, eleições livres e justas e meios de comunicação livres e independentes e impulsionar a resiliência societária e o envolvimento dos cidadãos".
"Projetos educativos como o "Pinóquio na Escola" contribuem diretamente para aumentar a consciencialização e preparar as sociedades para enfrentar as ameaças à democracia", rematou Sofia Moreira de Sousa.
O projeto "Pinóquio na Escola", promovido pelo jornal Polígrafo e pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem como principal objetivo sensibilizar e capacitar alunos "na luta contra a desinformação, reforçando o pensamento crítico e incentivando um consumo de informação mais responsável".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt