Idosos de lar da Maia, com casos positivos de coronavírus, vão ser transferidos para um hotel
Operação coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
Os idosos do lar O Amanhã da Criança, na Maia, onde estão confirmados pelo menos 20 caos de coronavírus, vão ser transferidos esta sexta-feira para um hotel da cidade.
Esta é, de acordo com um comunicado da autarquia, uma operação coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
O presidente da autarquia, António Silva Tiago, sublinha que "perante a indecisão das autoridades competentes, o município decidiu assumir a responsabilidade de encontrar uma solução. Lamento profundamente a duplicidade de critérios, já que em Famalicão e Vila Real toda essa operação foi assumida pela administração central. A indecisão atrasou a operação que a Câmara Municipal vai agora realizar".
Na unidade hoteleira, "os utentes serão mantidos isolados em quartos individuais e acompanhados por pessoal e corpo clínico da instituição. Todos aqueles que tenham testado positivo, ou que estão a aguardar resultado, ficarão num piso inferior da unidade hoteleira". Já os restantes vão ser "realojados em andares superiores, com um piso de segurança entre eles sem ocupação".
Entretanto, é também anunciado, que o lar vai ser desinfetado e os idosos regressarão à instituição quando o corpo clínico do Amanhã da Criança determinar que estão reunidas as condições.
"Esta medida de realojamento será sempre aplicada pelo município a utentes inscritos nas estruturas residenciais para pessoas idosas da rede solidária da Maia, sem retaguarda familiar devidamente comprovada, e quando as instituições estejam sinalizadas pelas autoridades de saúde como contágio de alto risco para a COVID-19", avança a autarquia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt