Imagem peregrina atraiu milhares
Cardeal-patriarca presidiu à procissão das velas na capital.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi ontem a grande atração que levou cerca de três mil fiéis a participar em Lisboa na procissão das velas, que saiu do Hospital Dona Estefânia e terminou na Igreja de São Domingos.
Nem a chuva, que caiu todo o percurso, afastou os fiéis. Junto ao hospital vendiam-se as velas a 1 euro cada. A procissão foi presidida pelo cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente. Desde maio do ano passado que a Imagem Peregrina de Maria está a percorrer todas as dioceses do país, no âmbito do centenário das aparições de Fátima, que se assinala no próximo ano.
D. Manuel Clemente destaca o sucesso da iniciativa. "Tem sido uma manifestação geral de presença, oração e sensibilidade em torno da mãe de Jesus, por todo o País. São sentimentos muito bons que a imagem suscita e que nos fazem sentir mais próximos de Deus, da mãe de Jesus e uns dos outros", afirmou ao Correio da Manhã. Ana Furtado foi uma das fiéis que participou na procissão: "É uma alegria receber Nossa Senhora entre nós. A fé é o pilar mais importante da minha vida". Com uma vela nas mãos, Maximiana Querido estava emocionada: "É um ato de caridade Maria vir visitar a nossa diocese, porque nem sempre podemos ir à terra onde ela se dignou descer". No final, foi celebrada missa na Igreja de São Domingos.
Hoje, pelas 10h15, a imagem é acolhida na Sé e, às 15h00, vai em cortejo até aos Jerónimos, onde o patriarca celebra a missa de despedida de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt