Infestação de baratas em bairro no Porto gera preocupação

Moradores e comerciantes da freguesia de Campanhã acusam autarquia de ignorar problema. Câmara garante que já desinfestou a zona em maio, junho e julho.

12 de agosto de 2021 às 12:12
Infestação de baratas em bairro no Porto gera preocupação Foto: Direitos Reservados
Infestação de baratas em bairro no Porto gera preocupação Foto: Direitos Reservados
Infestação de baratas em bairro no Porto gera preocupação Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

Uma infestação de baratas está a afetar moradores e comerciantes do bairro de Contumil na freguesia de Campanhã, no Porto, revelou ao CM o candidato do PSD à junta daquela freguesia, Pedro Pereira Silva. "É sobretudo junto à Torre das Antas e Estádio do Dragão, na rua de São Roque da Lameira junto às galerias de São Roque e na travessa da fonte de Contumil junto aos lavadouros  que as populações notam maior quantidade de baratas, dizem que estão entrar em casa através do saneamento e há quem já tenha apanhado baratas nos berços e nas camas de crianças", adianta o candidato autárquico. 

O social-democrata garante que "já foi tudo denunciado à Câmara do Porto e Junta de Campanhã e ambas descartam responsabilidades, dizem que não podem fazer nada sobre o assunto".

Pub

Contudo, fonte oficial do município garantiu ao CM que a zona já foi desinfestada em maio, junho e julho: "Para a Rua de S. Roque da Lameira temos registo de quatro solicitações de desbaratização, cuja intervenção foi realizada em maio e em julho". "Na rua de Chaves de Oliveira foram realizadas duas intervenções nos coletores públicos de saneamento em 26 de maio e 25 de junho", acrescenta a autarquia.

A Câmara do Porto assegura que "todas as solicitações foram realizadas em tempo útil", "não tendo sido encontrados quaisquer registos de solicitações para a Travessa de Contumil (junto aos lavadouros) pelo que essa artéria foi intervencionada aquando da execução do plano de intervenção regular na freguesia de Campanhã que ocorreu nos meses de abril e maio".

Pub

Porém, face às recentes queixas de moradores e comerciantes, a autarquia afiança que "serão tomadas providências no sentido de averiguar o estado dos coletores públicos dessas áreas por forma a avaliar a necessidade de intervenção mais intensiva".

O município apela ainda à "colaboração de todos os cidadãos, que devem utilizar corretamente os equipamentos de deposição de resíduos, depositando os resíduos indiferenciados no contentor em sacos bem fechados, não deixando-os deixar no exterior do equipamento; não alimentar animais com detritos passíveis de conspurcar a via pública; manter os alimentos armazenados em locais fechados, limpos e vistoriados periodicamente".

"Caso sejam verificadas infestações de qualquer tipo no espaço público, o munícipe tem ao seu dispor a linha Porto (220 100 200) para reportar ocorrências e solicitar a intervenção dos serviços", lembra ainda a Câmara Municipal do Porto.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar