Já foram administradas um milhão de vacinas contra a gripe e 450 mil terceiras doses contra a Covid
Profissionais de saúde começam a ser vacinados na próxima semana. Bombeiros e setor social na semana seguinte.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, anunciou esta sexta-feira que já foram administradas um milhão de doses da vacina contra a gripe, este ano, em Portugal. Relativamente à terceira dose da vacina Covid, Lacerda Sales confirmou que já foram administradas mais de 450 mil doses.
A modalidade de casa aberta estará disponível em todo o País para maiores de 80 anos que ainda não foram vacinados. A lista de centros de vacinação abertos no fim de semana está disponível no site da DGS dedicado à Covid-19, sublinhou Lacerda Sales. Os centros estarão abertos, marioritariamente, entre as 09h00 e as 17h00.
A vacinação dos profissionais do setor social e dos bombeiros que transportam os doentes com a terceira dose da vacina contra a covid-19 vai começar no dia 22 de novembro, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Antes disso, começam a ser vacinados os profissionais de saúde, a partir da próxima segunda-feira, adiantou António Lacerda Sales numa conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal.
Na próxima semana, vai iniciar-se a vacinação dos profissionais de saúde e na semana de 22 a 27 de novembro será iniciada a vacinação dos profissionais do setor social e também dos bombeiros envolvidos no transporte de doentes.
"Temos de cuidar ou de continuar a cuidar de quem cuida de nós", sublinhou o governante ao justificar a medida.
O secretário de Estado anunciou ainda que já foram administrados um milhão de vacinas contra a gripe e mais de 400 mil terceiras doses da vacina contra a covid-19.
"Este é um marco assinalável que deixa o Ministério da Saúde e o núcleo de campanha de vacinação satisfeitos, mas continuamos a ter caminho a percorrer no sentido de proteger a população mais vulnerável contra os vírus da gripe e da covid-19 que circulam, nesta época", afirmou na conferência de imprensa, onde estiveram também presentes a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e o coordenador do núcleo de coordenação do plano de vacinação contra a covid-19, coronel Carlos Penha-Gonçalves.
Advertiu que "a pandemia não acabou", defendendo que é preciso continuar a ter "uma atitude preventiva perante o desafio de novas variantes, o aumento de casos na Europa e também a imprevisibilidade neste processo".
"As duas doses foram essenciais para darmos um passo em frente no regresso à normalidade. Esta terceira dose, bem como a vacinação contra a gripe sazonal, é crucial para evitarmos darmos um passo atrás", salientou Lacerda Sales.
O governante lembrou que os mais de 65 anos não são elegíveis todos ao mesmo tempo, uma vez que têm de passar seis meses entre a toma da segunda e da terceira dose.
"Estamos a fazer todos os esforços para chegar a todos e não deixar ninguém para trás", disse, lembrando que este fim de semana estará a funcionar a modalidade 'casa aberta' para vacinar os maiores de 80 anos.
A lista de centros de vacinação abertos este fim de semana está disponível no 'site' da DGS e deverão funcionar maioritariamente das 09h00 às 17h00.
"Não havendo hora marcada poderá haver alguns constrangimentos e algum tempo de espera", alertou, adiantando que muitas juntas de freguesia estão a organizar transporte para a população que vive em zonas mais isoladas, aconselhando as pessoas a entrar em contacto com as juntas de freguesia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt