"Javalis estão a destruir tudo"

População diz que animais selvagens estão a descer da serra.

28 de agosto de 2015 às 19:10
27-08-2015_22_42_26 Imagem 20a.jpg Foto: Rui Minderico
Partilhar

Cães mortos, acidentes de viação e dezenas de propriedades com danos avultados. Este é o resultado da ação dos javalis que descem da serra da Arrábida até Azeitão, à procura de alimento e água. O problema dura há anos, mas agravou-se nas últimas semanas, em consequência da seca ."É uma praga", conta ao CM Horácio Silva, reformado, que cuida de várias quintas na zona limítrofe do Parque Natural da Arrábida.

Segundo o CM apurou, cada fêmea tem cinco ou seis crias de cada vez. Em média, as fêmeas ficam prenhas três vezes a cada dois anos.

Pub

"Como é proibido abatê-los, são já às centenas. Tenho dois cães serra da estrela que morreram depois de serem atacados. E, na variante de Azeitão para Sesimbra, já houve acidentes", conta Horácio Silva. "É cada vez mais normal, sobretudo à noite, ver um adulto com várias crias atrás. Vêm à procura de terra molhada. Como na serra não há água, invadem os terrenos e as piscinas. Destroem tudo, até as vedações", conclui. O caso já foi participado à GNR e ao Instituto de Conservação da Natureza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar