Juíz da Operação Marquês sorteado esta sexta-feira

Carlos Alexandre ou Ivo Rosa. Será um destes o juiz que vai decidir que arguidos desta operação.

27 de setembro de 2018 às 16:17
Carlos Alexandre Foto: Bruno Colaço
Juiz de instrução Ivo Rosa Foto: Sérgio Lemos
Carlos Alexandre Foto: CMTV
Ivo Rosa Foto: Sérgio Lemos

1/4

Partilhar

O sorteio electrónico para a distribuição da instrução no caso da Operação Marquês está agendado para as 16 horas desta sexta-feira, 28 de Setembro. A escolha recairá sobre Ivo Rosa ou Carlos Alexandre. O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) aceitou que qualquer dos advogados de defesa possa estar presente no sorteio e autorizou ainda que o momento seja filmado e fotografado por um operador de câmara e um repórter fotográfico da agência Lusa.

O sorteio irá ser feito através de um programa informático que irá determinar de forma aleatória qual dos dois juízes do Ticão (como é informalmente conhecido)  irá conduzir a fase de instrução da Operação Marquês. O sorteio será realizado às 16h desta sexta-feira, confirmou fonte oficial daquele tribunal à SÁBADO.

Pub

O juiz de instrução do processo da 

 não irá presidir ao sorteio electrónico. A 

Pub

SÁBADO

 confirmou isto mesmo na manhã desta quinta-feira num telefonema com uma fonte oficial do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

O Ministério Público deduziu uma acusação contra 19 pessoas e 9 empresas, incluindo o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o banqueiro Ricardo Salgado, e o ex-ministro Armando Vara.

Pub

No caso da Operação Marquês, quase todos os arguidos pediram abertura de instrução, exceptuando o ex-presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado.

A escolha recairá sobre Carlos Alexandre ou Ivo Rosa já que estes são os únicos dois juízes a trabalhar no Tribunal Central de Instrução Criminal.

Carlos Alexandre acompanha o caso desde que foi aberto o inquérito-crime da Operação Marquês. Foi Carlos Alexandre quem avaliou a necessidade e aprovou a realização de todas as escutas telefónicas e operações de buscas ao longo do inquérito, tendo sido também ele a determinar a prisão preventiva de José Sócrates.

Pub

Os advogados de José Sócrates e Armando Vara contestaram o facto de Carlos Alexandre continuar à frente do processo existindo dois juízes no Tribunal Central de Instrução Criminal. Segundo os arguidos, deveria existir um sorteio para a redistribuição aleatória do processo.

Na prática, os dois juízes revezam-se semana sim, semana não nos sorteios dos processos que entram no tribunal e era o juiz Carlos Alexandre que estava encarregado da distribuição esta semana. "Confirma-se que é o juiz Carlos Alexandre", indicou fonte da secretaria do TCIC após consultar a agenda. De acordo com a Sábado, Carlos Alexandre meteu dois dias de folga e não estará presente esta quinta-feira, dia 27, nem amanhã, dia 28 de Setembro. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar