Lançado concurso para instalação de TAC na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa

Prazo de execução do contrato decorre por um período de 10 anos.

22 de setembro de 2025 às 10:51
Profissionais de saúde Foto: Getty Images
Partilhar

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, nos Açores, lançou esta segunda-feira o concurso público para fornecimento, instalação e manutenção de um equipamento de tomografia computorizada (TAC), pelo valor base de 578 mil euros.

Segundo o anúncio de procedimento esta segunda-feira publicado em Diário da República, o prazo de execução do contrato decorre por um período de 10 anos.

Pub

As propostas podem ser apresentadas até às 23:59 do dia 17 de outubro.

Em fevereiro deste ano, o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) anunciou que iria investir 500 mil euros na obra de ampliação do centro de saúde da ilha, em Santa Cruz da Graciosa, para acolher um aparelho de TAC e proporcionar melhores cuidados de saúde aos habitantes.

"Nós estamos aqui a criar uma instalação para termos condições de instalar um equipamento de TAC de última geração, de elevada qualidade, com financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência", disse aos jornalistas o líder do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, no final da cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada, realizada no âmbito de uma visita estatutária anual à ilha Graciosa.

Pub

Segundo o presidente do executivo, com o investimento será possível robustecer "a capacidade de prestar serviços e cuidados de saúde aos graciosenses" e cumprir "um princípio essencial em saúde, que é a proximidade da oferta dos cuidados aos utentes e com qualidade".

"Isso também permitirá mais conforto, na medida em que evitará a necessidade de muitas deslocações dos doentes e até mesmo na deslocação dos profissionais de saúde", tendo em conta a qualidade digital do futuro equipamento, apontou.

A intervenção adjudicada contemplava o prolongamento do edifício do Centro de Saúde da Graciosa na zona das urgências no sentido oeste.

Pub

O novo edifício terá dois pisos, sendo que o piso 1 acolherá a receção, instalação sanitária, área de admissão de utentes, vestiário, uma zona técnica e uma zona para a realização de exames TAC.

A empreitada foi projetada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social dos Açores e lançada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional das Obras Públicas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar