Legionella dá processos de um milhão
Começou em tribunal a primeira ação cível em que doente pede indemnização.
O primeiro pedido cível colocado por uma vítima do surto de legionella de 2014 teve esta segunda-feira no Tribunal de Vila Franca de Xira a audiência prévia.
Leonel Ferreira, 67 anos, acusa a ADP - Adubos de Portugal de ser responsável pela doença que o tornou incapaz de continuar a trabalhar por conta própria numa empresa de molduras. Pelos danos causados reclama em tribunal uma indemnização de 200 mil euros.
O advogado, Varela de Matos, adiantou que "há mais quatro vítimas que colocaram ações cíveis onde são pedidas indemnizações de um valor semelhante" ao pretendido por Leonel Ferreira, pelo que no total somam cerca de um milhão de euros.
Foi marcada nova audiência pela juíza Cláudia Carvalho Faria para o dia 28 de maio. Só depois deverá ser conhecida a data de início do julgamento.
"Foram 16 dias que estive em coma, às portas da morte"
"Os médicos disseram à minha mulher para se preparar para o pior pois já não havia esperança. Depois estive internado mais 15 dias. Quando regressei a casa já não tinha mais condições de saúde para poder trabalhar", disse.
PORMENORES
Juíza impede assistência
O advogado Varela de Matos contestou a decisão da juíza Cláudia Carvalho Faria de não permitir a assistência à audiência prévia, embora a sessão não fosse à porta fechada.
Uma dezena de vítimas
Cerca de uma dezena das 400 vítimas do surto de legionella de Vila Franca de Xira de novembro de 2014 estiveram no tribunal, em solidariedade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt