Lisboa Passport vai 'carimbar' a memória dos turistas

Através do programa Lisboa Empreende da Câmara Municipal, o informático conseguiu ter apoio institucional para avançar.

25 de janeiro de 2016 às 14:37
Lisboa, Nuno Martins, turismo Foto: Pedro Catarino/Correio da Manhã
Partilhar

Destinado a quem visita a capital portuguesa, o Lisboa Passport funciona como um diário de viagem para descobrir e recordar a cidade, permitindo colecionar carimbos nas atrações turistas, desde museus a monumentos, e proporcionando descontos.

Com as dimensões de um diário de bolso, o Lisboa Passport pretende ser "uma boa recordação e uma recordação dinâmica, em que as pessoas escrevam, carimbem, colem coisas" sobre as experiências vividas na capital, disse esta segunda-feira à Lusa o responsável pelo projeto, Nuno Martins.

Pub

Nas 32 páginas deste diário de viagem estão retratados "eventos importantes da história da cidade", mas também existe um mapa de locais emblemáticos a visitar, em que é possível arrecadar carimbos, funcionando como um 'rally paper', numa forma de "turismo por objetivos", explicou.

A ideia começou a ser desenvolvida em 2012, quando o informático Nuno Martins, de 45 anos, foi dispensado da empresa onde trabalhava há cerca de uma década, em Lisboa, e decidiu fazer uma viagem de 'interrail' pela Europa, durante um mês, "para refletir o rumo que queria seguir à vida", contou.

Pub

Após a viagem, o engenheiro informático sentiu a falta de "um registo de tudo o que tinha feito", uma recordação de todos os sítios que tinha visitado. Inspirado no passaporte da Expo'98, que permitia aos visitantes da Exposição Mundial de Lisboa de 1998 recolherem carimbos em cada pavilhão que visitavam, decidiu "adaptar a ideia à cidade inteira".

Através do programa Lisboa Empreende da Câmara Municipal, o informático conseguiu ter apoio institucional para avançar. Em junho de 2015, o Lisboa Passport foi lançado no mercado, "inicialmente com 18 entidades, desde museus e monumentos até lojas de rua situadas em locais que as pessoas visitam" e onde é possível receber um carimbo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar