Em 2015, volume de receitas registou crescimento de 8,6%.
Em 2015, os hotéis e empreendimentos turísticos algarvios registaram um volume de receitas de 750 milhões de euros. O valor representa um crescimento de 8,6 por cento (64,5 milhões de euros) em relação ao ano anterior. Em 2016, tudo indica que a tendência se vai manter.
Nos dados relativos a 2015, que a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) se prepara para divulgar na próxima semana, além do volume de receitas registou--se um aumento também na ocupação (+ 5,5%) e nos preços (+ 3,1%) das unidades hoteleiras em comparação com o ano anterior. Para 2016, as previsões da AHETA apontam para subidas de 3,8% na ocupação, 2,6% nos preços e 6% nas receitas no setor da hotelaria.
Para já, janeiro deste ano confirmou estas estimativas, com aumento dos principais indicadores (+ 15,9% na ocupação e + 16% no volume de negócios), em comparação com o mesmo mês de 2015. Mas este ainda é um mês de época baixa, que pouco representa no total anual das receitas de hotéis e empreendimentos turísticos.
"A instabilidade em mercados concorrentes, como a bacia do Mediterrâneo e a zona do Magrebe, a descida do preço do petróleo e a desvalorização do euro" são as três principais razões, apontadas por Elidérico Viegas, presidente da AHETA, para a subida. Mas houve também uma adaptação dos empresários às novas tecnologias: "Atualmente, as reservas através dos grandes operadores já só representam 48% do total, quando no passado eram a quase totalidade. As unidades da região têm registado um grande aumento nas vendas diretas aos clientes, em particular, através da internet, que já representam 27 ou 28% do total".
Elidérico Viegas acredita que "dentro de dois ou três anos sejam atingidos os valores do início do século", os melhores das últimas décadas no Algarve.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.