page view
Atualizado a 06 de fevereiro de 2026 às 09:03

Proteção Civil sem reporte de situações graves com subida dos caudais dos rios durante a noite

O que sabemos até agora:

- O País está a ser afetado pela depressão Leonardo, que começou a atingir Portugal ao final da tarde de terça-feira. O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 de fevereiro;

- A Proteção Civil deixou vários alertas à população devido a cheias e inundações;

- O País enfrenta um carrossel de mau tempo após um chamado ‘comboio’ de depressões (‘Goretti’, ‘Ingrid’, ‘Joseph’, Kristin’ e agora 'Leonardo');

- Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Hoje às 09h03

Proteção Civil sem reporte de situações graves com subida dos caudais dos rios durante a noite

A proteção civil informou esta sexta-feira que não foram registadas durante a noite situações significativas relacionadas com aumento dos caudais dos rios, com exceção do Douro que transbordou para as margens do Porto e Vila Nova de Gaia.

"Não temos conhecimento a esta hora [08h30] de situações gravosas. O aumento dos caudais dos rios continua a ser monitorizado pelos Comandos Sub-Regionais, mas não temos indicação de que durante a noite tenham sido retiradas mais pessoas", disse à agência Lusa Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com Elísio Pereira, a situação mais preocupante foi registada no rio Douro, que transbordou esta sexta-feira de madrugada para as margens do Porto e de Nova de Gaia, mas sem vitimas ou danos significativos.

Hoje às 08h32

Capitania do Douro aumenta alerta de iminência de cheias para vermelho

A Capitania do Douro alterou o alerta de iminência de cheias de laranja para vermelho, estando já interditada a navegação no rio e ativadas medidas restritivas específicas dos planos municipais de intervenção, disse esta sexta-feira o comandante adjunto.

"Alterámos o laranja para vermelho, o que significa que passámos para a probabilidade de estarmos na iminência da ocorrência de cheias. Significa que algumas zonas que ainda não tinham sido atingidas pela água começaram a ser atingidas com outro significado, e também permite a outros agentes tomarem determinadas medidas", explicou Pedro Cervaens.

Em declarações à agência Lusa, cerca das 07h30, o comandante adjunto da Capitania do Douro disse que só é permitida a navegação em regime de exceção, ou seja, "caso seja necessário por questões de segurança".

Hoje às 08h30

Sapadores do Porto colocam barco nas ruas inundadas para a população conseguir sair de casa em Miragaia

Os Bombeiros Sapadores do Porto e a Proteção Civil colocaram, esta sexta-feira, um barco nas ruas inundadas de Miragaia para a população conseguir sair de casa, após o Douro subir e 'invadir' as ruas.

Apesar de o nível da água já ter descido um pouco, ainda é bastante elevado.

Sapadores do Porto colocam barco nas ruas inundadas para a população conseguir sair de casa em Miragaia
Sapadores do Porto colocam barco nas ruas inundadas para a população conseguir sair de casa em Miragaia FOTO: CMTV
Hoje às 07h31

Douro transbordou de madrugada e ocupou margens do Porto e Gaia

O rio Douro transbordou esta sexta-feira de madrugada para as margens do Porto e de Nova de Gaia, com a água a entrar na zona das esplanadas, sem causar para danos significativos, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Num ponto de situação à agência Lusa cerca das 06:45, Pedro Cervaens atribuiu a subida do caudal do rio Douro à chuva intensa que se fez sentir no interior norte de Portugal e em Espanha.

"Hoje o rio subiu até os 6,15 metros de cota no Cais dos Banhos [zona de referência]. É a primeira vez que atinge esta cota tão alta. Portanto, já passou ali o cais da Ribeira [Porto] e Afurada [Gaia]. Está perto das esplanadas, mas não temos informação de qualquer ocorrência assim de significado", disse.

Hoje às 07h30

Metro de Lisboa retomou operação normal em toda à rede às 06h30

O Metropolitano de Lisboa retomou a operação, esta sexta-feira às 06h30, em toda a rede, incluindo nas linhas Azul e Verde, que tinham sido alvo de medidas de proteção devido ao possível aumento do caudal do Tejo, segundo a empresa.

"Foi possível repor atempadamente as condições operacionais nas estações da frente ribeirinha, após as medidas de proteção adotadas durante a madrugada", informou hoje a empresa numa nota divulgada no seu 'site'.

A empresa tinha alertado na quinta-feira para a possibilidade de existirem constrangimentos na operação do Metro, incluindo atraso na abertura das linhas Azul e Verde devido ao aumento do caudal do rio Tejo e da possibilidade de inundação das zonas ribeirinhas.

Hoje às 07h24

Bombeiros e Exército estendem transportes da Ereira até Montemor-o-Velho

Bombeiros e Exército vão assegurar o transporte entre a freguesia da Ereira e a vila de Montemor-o-Velho, devido ao "forte condicionamento à circulação de veículos ligeiros" nos cerca de quatro quilómetros (km) que separam as duas localidades.

Numa informação divulgada hoje, o município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, explicou que a extensão daquele transporte alternativo se deve à subida das águas na Estrada Municipal 601 entre a Ponte de Verride (sobre o canal principal do Mondego) e a Ponte de Alagoas -- localizada sobre o leito abandonado, à entrada da sede de concelho --, troço conhecido como 'reta do campo'.

Esta medida, que entra em vigor às 07:00, com frequência de meia em meia hora, em contínuo, pretende possibilitar o acesso a Montemor-o-Velho à população residente na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, na margem esquerda do rio Mondego.

Hoje às 07h20

Dez distritos sob aviso laranja devido a agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental, a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso laranja - o segundo mais grave - por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, devido à agitação marítima a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja até às 15:00 de hoje, um alerta que estará em vigor até ao meio-dia de sábado nos distritos de Viana do Castelo, Porto e Beja.

No caso dos distritos de Aveiro, Leiria e Coimbra, o aviso vigora até às 06:00 de domingo, enquanto nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o alerta irá continuar em vigor até às 09:00.

Publicada originalmente a 06 de fevereiro de 2026 às 07:20

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8