"Maior painel publicitário em Portugal" foi alimentado com eletricidade roubada
E-Redes fala em "reincidência da apropriação indevida de energia" e admite "ilícito criminal".
As polémicas em torno dos painéis publicitários em Lisboa não param de surgir. Se o braço de ferro entre Automóvel Clube de Portugal (ACP) e as empresas JCDecaux e MOP levou a que fossem desligados vários painéis, um permaneceu reluzente.
Trata-se do 'Lisbon Gate', da concessionária DreamMedia, que o anuncia como "o maior painel publicitário digital de Portugal". Informação revelada esta quinta-feira pela CNN Portugal detalha que este painel, com 200 metros quadrados de área, foi alimentado diretamente do erário público durante meio ano, sem nenhum contrato.
Os técnicos da E-Redes que se deslocaram ao local confirmaram a existência de uma situação de "apropriação indevida de energia elétrica", cita a CNN Portugal.
O painel estaria a ser alimentado por um ramal de rede aérea apesar de existirem as condições necessárias para uma ligação elétrica de baixa tensão.
Os técnicos, quando tiveram conhecimento desta atividade, tentaram cortar o fornecimento, mas não conseguiram devido aos valores elevados de corrente. Regressaram a 23 de agosto, segundo a CNN, com equipamento adequado, e cortaram o fornecimento.
Contactada pela CNN, a E-Redes explica que após este corte o painel voltou a ser ligado à rede pública, no que descreve como uma "reincidência da apropriação indevida de energia", que levou a um "corte no troço aéreo do ramal".
A empresa não avança qual o prejuízo causado pelo consumo de energia do 'Lisbon Gate'. "A situação poderá consubstanciar um ilícito criminal", dizem à CNN.
Ao contrário dos outros painéis, desligados em tempos recentes, este não foi afetado pela decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa porque fica em Loures, fora do concelho de Lisboa.
O 'Lisbon Gate' está situado no quilómetro 0 da Autoestrada do Norte, onde termina a Segunda Circular e começa a A1.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt