"Maior painel publicitário em Portugal" foi alimentado com eletricidade roubada

E-Redes fala em "reincidência da apropriação indevida de energia" e admite "ilícito criminal".

05 de dezembro de 2024 às 09:55
LisbonGate Foto: DreamMedia
Partilhar

As polémicas em torno dos painéis publicitários em Lisboa não param de surgir. Se o braço de ferro entre Automóvel Clube de Portugal (ACP) e as empresas JCDecaux e MOP levou a que fossem desligados vários painéis, um permaneceu reluzente.

Trata-se do 'Lisbon Gate', da concessionária DreamMedia, que o anuncia como "o maior painel publicitário digital de Portugal". Informação revelada esta quinta-feira pela CNN Portugal detalha que este painel, com 200 metros quadrados de área, foi alimentado diretamente do erário público durante meio ano, sem nenhum contrato.

Pub

Os técnicos da E-Redes que se deslocaram ao local confirmaram a existência de uma situação de "apropriação indevida de energia elétrica", cita a CNN Portugal.

O painel estaria a ser alimentado por um ramal de rede aérea apesar de existirem as condições necessárias para uma ligação elétrica de baixa tensão.

Os técnicos, quando tiveram conhecimento desta atividade, tentaram cortar o fornecimento, mas não conseguiram devido aos valores elevados de corrente. Regressaram a 23 de agosto, segundo a CNN, com equipamento adequado, e cortaram o fornecimento.

Pub

Contactada pela CNN, a E-Redes explica que após este corte o painel voltou a ser ligado à rede pública, no que descreve como uma "reincidência da apropriação indevida de energia", que levou a um "corte no troço aéreo do ramal".

A empresa não avança qual o prejuízo causado pelo consumo de energia do 'Lisbon Gate'. "A situação poderá consubstanciar um ilícito criminal", dizem à CNN.

Ao contrário dos outros painéis, desligados em tempos recentes, este não foi afetado pela decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa porque fica em Loures, fora do concelho de Lisboa.

Pub

O 'Lisbon Gate' está situado no quilómetro 0 da Autoestrada do Norte, onde termina a Segunda Circular e começa a A1.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar