Mais de 500 doentes aguardam primeira observação nas urgências hospitalares do País

Tempos médios de espera são de cinco horas e 39 minutos para os doentes urgentes e de 55 minutos para os muito urgentes.

04 de janeiro de 2026 às 09:41
Urgências Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As urgências dos hospitais do país tinham, às 08:15 de este domingo, 507 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de cinco horas e 39 minutos para os urgentes e de 55 minutos para os muito urgentes.

Segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava o maior número de doentes em espera, com um total de 219.

Pub

Os doentes classificados como urgentes (pulseira amarela) aguardavam, em média, sete horas e 40 minutos, enquanto os muito urgentes (pulseira laranja) esperavam cerca de 27 minutos.

No Norte estavam 158 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de três horas e 42 minutos para os urgentes e de uma hora e 26 minutos para os muito urgentes.

Na região Centro encontravam-se 96 doentes, com uma espera média de três horas e 30 minutos para os urgentes e de 27 minutos para os muito urgentes.

Pub

Já no Alentejo, 19 doentes aguardavam atendimento, sendo o tempo médio de espera de nove horas e 50 minutos para os urgentes e de dois minutos para os muito urgentes.

No Algarve estavam 15 doentes em espera, com uma média de sete horas e 49 minutos para os urgentes e de 40 minutos para os muito urgentes, segundo os dados consultados pela agência Lusa.

Entre os hospitais com maiores tempos de espera, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, registava 26 doentes urgentes com uma espera média de oito horas.

Pub

No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 26 doentes aguardavam, em média, sete horas e 29 minutos e no Hospital de Évora, nove doentes esperavam cerca de 11 horas e 43 minutos.

Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (pulseira laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) são de 60 minutos e os pouco urgentes (verdes) de 120 minutos.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar