Mulher entre os 30-39 anos morreu vítima de Covid-19. Obesidade agravou estado de saúde

Há mais oito mortos em Portugal e 204 novos infetados com a doença.

31 de julho de 2020 às 13:56
Coronavírus xxx Foto: EPA
Partilhar

Mais oito vítimas mortais e 204 novos casos são os números das últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira.

De acordo com o documento, desde o início da pandemia até hoje registam-se 51072 casos de infeção confirmados e 1735 mortes. 

Pub

Há atualmente 381 pessoas internadas, um número que diminui. O número de doentes em unidades de cuidados intensivos diminuiu nas últimas 24 horas para 41, (na véspera eram 42). 

O número de pessoas recuperadas é agora de 36483, mais 343 em relação a quinta-feira. Há 1650 pessoas a aguardar resultado laboratorial.

Pub

Ainda de referir que Lisboa e Vale do Tejo registou 128 dos 204 casos (69% do total de novos casos em Portugal). Foi nesta região que se verificaram as oito mortes por covid-19 registadas nas últimas 24 horas.

Os sintomas mais comuns (registados em 90% dos casos confirmados) são a tosse (35%), a febre (28%), as dores musculares (21%) e a cefaleia (20%). A estes sintomas seguem-se a fraqueza generalizada (14%) e a dificuldade respiratória (10%).

Inquérito Serológico Nacional revela que Portugal está ainda longe da imunidade de grupo

Pub

De acordo com o Inquérito Serológico Nacional, Portugal ainda está longe da imunidade de grupo com 2,9% da população com anticorpos à Covid-19. Os homens são os que mais anticorpos têm face às mulheres. 

Relativamente à percentagem de infetados assintomáticos, essa é de 44%. 

A seroprevalência é baixa, pelo que se recomenda que sejam mantidas todas as medidas de proteção coletiva. Mulher entre os 30-39 anos morreu vítima de Covid-19

Pub

Uma das vítimas mortais de Covid-19 das últimas 24 horas em Portugal foi uma mulher com idade compreendida entre os 30 e 39 anos. 

De acordo com Graça Freitas, a tinha patologia de obesidade associada o que agravou o seu estado de saúde. 

A Diretora-Geral da Saúde alertou ainda para o aumento de casos de coronavírus em pessoas mais jovens. SNS vai dúplicar capacidade de testagemA ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que está em curso um reforço na capacidade de testagem àCovid-19 no Serviço Nacional de Saúde, em preparação já para o período de inverno.Segundo revelou Marta Temido, o SNS vai duplicar o número de testes diários que atualmente tem capacidade para fazer, de 12 mil para perto de 24 mil testes por dia.Taxa de transmissibilidade do coronavírus em Portugal tem vindo a descerNa conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, Marta Temido afirmou que entre 23 e 27 julho, o índice de transmissão da doença, o chamado Rt, foi estimado em 0,94, podendo situar-se numa amplitude entre 0,93 e 0,96.

Pub

"O número de novos casos a cada geração da doença [capacidade média de cada nova infeção gerar novos casos] está num decréscimo paulatino a nível nacional", indicou a ministra.

Dois milhões de vacinas para a gripe

Questionada sobre uma eventual segunda vaga da pandemia de Covid-19 poder coincidir com o período de pico da gripe sazonal, e de que forma o SNS está preparado para responder também a esta doença, Marta Temido anunciou que o SNS reforçou o stock atualmente disponível com a compra de mais de dois milhões de vacinas para a gripe sazonal.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar