Manso demite o marido em 48h
Ana Manso, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, nomeou para auditor interno daquela unidade hospitalar o marido, Francisco Pires Manso. A decisão causou grande polémica no hospital e na Assembleia da República. Ao final da tarde de ontem, a responsável recuou, e demitiu o marido, "para assegurar todos os critérios de transparência que se exige às instituições e aos dirigentes de cargos públicos", disse.
"É um verdadeiro escândalo. O PS ficou estupefacto quando teve conhecimento da nomeação, por demonstrar um claro favoritismo familiar", disse o deputado António Serrano, coordenador do grupo parlamentar do PS para as questões da Saúde.
Ana Manso emitiu quinta-feira uma circular interna em que deu conhecimento da nomeação do administrador hospitalar Francisco Pires Manso para auditor interno da Unidade Local de Saúde da Guarda.
Ontem, num primeiro momento, a responsável optou por não fazer declarações, mas depois recuou e demitiu o marido.
Antes disso, em comunicado, o conselho de administração desvalorizou as críticas e elogiou a experiência profissional de Francisco Manso. "Só o desconhecimento da lei, a má-fé ou a vontade de criar um caso político pode levar a proferir declarações que distorcem os factos", lê-se no comunicado, em que se adianta que o administrador hospitalar Francisco Manso é quadro da Unidade Local de Saúde da Guarda, pelo que "o conselho tinha que lhe atribuir funções, estas ou outras".
Esta nomeação é o segundo caso polémico na ULS da Guarda nas últimas semanas. O outro refere-se a Miguel Martins, vogal do conselho, que está a ser investigado pela Inspecção-Geral das Actividades de Saúde por suspeita de peculato. Terá usado o cartão frota do carro que lhe está atribuído para atestar a viatura particular.
PERFIL
Ana Maria Sequeira Mendes Pires Manso, 56 anos, é licenciada em Economia com pós-graduação em Administração Hospitalar. Foi deputada do PSD em três legislaturas e candidata à presidência à Câmara da Guarda. Lidera a ULS da Guarda desde Janeiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt