Mar leva areia da praia e deixa em risco restaurante de Quarteira

Edifícios recentes, como apartamentos que custam entre um milhão e três milhões de euros, na zona da praia de Forte Novo, estão ameaçados.

04 de janeiro de 2026 às 18:06
O mar avança na praia de Quarteira e ameaça restaurante e edifícios Foto: Nuno Alfarrobinha
Quarteira: Erosão costeira ameaça restaurante e edifícios na zona da praia de Forte Novo Foto: Nuno Alfarrobinha
Restaurante em Quarteira ameaçado pela erosão costeira após a subida do nível do mar Foto: Nuno Alfarrobinha

1/3

Partilhar

A praia do Forte Novo, em Quarteira, voltou a ser engolida pelo mar. Um restaurante estava este domingo em risco de ser arrastado pela ondulação, estando seguro apenas por duas estacas de madeira.

Toda a zona entre Quarteira e Vale do Lobo está a ser fortemente afetada pela forte agitação marítima.

Pub

Devido ao avanço da maré, que levou muita da areia que havia junto ao restaurante, a estrutura ficou praticamente à mercê da forte ondulação.

O CM captou imagens de drone que mostram o impacto do avanço do mar em toda a faixa litoral entre Quarteira e Vale do Lobo, com destaque para os últimos dias, que levaram ao desaparecimento do areal da praia do Forte Novo, numa extensão de cerca de dois quilómetros.

A zona foi assoreada pela última vez há 15 anos e necessita de uma intervenção urgente, pois há construções perto da linha de água que poderão ser destruídas pelo avanço progressivo do mar.

Pub

Edifícios recentes, como apartamentos que custam entre um milhão e três milhões de euros, na zona da praia de Forte Novo, estão ameaçados.

Para tentar travar o avanço do mar, o Governo anunciou no final do verão do ano passado a maior operação de reposição de areia, num investimento superior a 14 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar