Marinha Grande desmantela por falta de segurança Parque Municipal de Exposições danificado pelo mau tempo

De acordo com Paulo Vicente, "todas as estruturas [três pavilhões] foram abaladas".

26 de maio de 2026 às 16:59
Paulo Vicente, presidente da Câmara da Marinha Grande Foto: Direitos reservados
Partilhar

A Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, está a desmantelar, por falta de segurança, o Parque Municipal de Exposições, danificado pela depressão Kristin, disse esta terça-feira à Lusa o presidente da autarquia, Paulo Vicente.

De acordo com Paulo Vicente, "todas as estruturas foram abaladas", referindo-se aos três pavilhões que integravam o Parque Municipal de Exposições.

Pub

"Todos aqueles edificados por trás estavam todos colapsados. Até tínhamos lá arquivos históricos [que] tiveram de ser transportados para outro sítio", adiantou Paulo Vicente.

Numa nota de imprensa, a Câmara explicou que "tem em curso os trabalhos de demolição e desmantelamento do Parque Municipal de Exposições, na sequência dos graves danos provocados" pela depressão Kristin em 28 de janeiro, que "comprometeram a segurança estrutural dos edifícios e inviabilizaram a sua utilização pública".

"Trata-se de uma intervenção inadiável, tendo em conta o risco de colapso total ou parcial de alguns dos pavilhões e a impossibilidade de garantir condições de segurança para trabalhadores, utilizadores e população em geral", esclareceu a autarquia.

Pub

Segundo a autarquia, pretende-se "criar condições para, numa fase posterior, equacionar a requalificação daquele espaço municipal".

A empreitada de demolição está orçada em 454.926,17 euros, valor a que acresce IVA.

"Inclui a demolição controlada dos edifícios, o desmantelamento de estruturas, a remoção e triagem de resíduos, bem como a limpeza integral das áreas afetadas, assegurando o encaminhamento adequado dos materiais e o cumprimento da legislação ambiental em vigor", adiantou.

Pub

O Parque Municipal de Exposições era composto por três pavilhões: um desportivo, um para o mercado municipal e outro era espaço multiusos para eventos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar