Matemática prepara mudança de programa
Carvalho e Silva lidera grupo de trabalho nomeado pelo Governo.
Jaime Carvalho e Silva, professor da Universidade de Coimbra, vai dirigir o grupo de trabalho incumbido pelo Governo de analisar os programas de Matemática e perceber o que corre mal no ensino da disciplina. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, em Almada, no ProfMat2018, encontro de professores da disciplina.
Ao CM, Carvalho e Silva afirmou que é inevitável mudar os programas introduzidos pelo anterior ministro, Nuno Crato.
"O objetivo é fazer uma radiografia ao que está a acontecer na Matemática, mas os programas vão ter de mudar porque são um desastre e ninguém os consegue dar. Dizem coisas desajustadas para o nível etário e que os alunos não entendem. É como uma corrida de loucos em que nunca se chega ao fim, dizia-me há tempos um professor", afirmou.
O docente universitário garante que vai formar "um grupo pequeno" e que pretende celeridade: "As coisas estão más e temos de arrepiar caminho, não podemos demorar um ano, tem de ser um prazo razoável."
Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, lamentou o "tempo perdido", defendendo que os programas já deviam ter mudado.
João Costa lembrou que "os programas têm um mínimo de seis anos de vigência" e garantiu que não cometerá a "mesma ilegalidade" de Crato, que os alterou sem respeitar esse período.
O secretário de Estado da Educação frisou ainda que os programas não mudarão já no próximo ano letivo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt