Maternidade do Hospital de Portimão fechada por falta de médicos

Grávidas estão a ser transferidas para o hospital de Faro.

09 de junho de 2019 às 08:35
Hospital de Faro Foto: Pedro Noel da Luz
Hospital de Faro Foto: Nuno Alfarrobinha
Hospital de Faro Foto: Pedro Noel da Luz

1/3

Partilhar

Até à próxima terça-feira, a maternidade do Hospital de Portimão está encerrada por falta de médicos.

A situação obriga à transferência das grávidas de risco para o hospital de Faro, apenas sendo realizados "partos eminentes ou emergentes".

Pub

A situação, que começou sexta-feira, é reconhecida pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que administra as duas unidades e que justifica o problema pelas "dificuldades em assegurar os períodos da escala", devido "à carência de profissionais ao nível da especialidade de pediatria".

O CHUA diz ainda que o atendimento no Serviço de Urgência Pediátrica de Portimão "não será comprometido" mas "as crianças que necessitem de apoio mais diferenciado na especialidade serão encaminhadas, tal como estipula o protocolo clínico, para a unidade hospitalar de Faro".

Pub

PORMENORES 

Mais de 50 recusaram

Para resolver o problema, o CHUA diz que contactou, sem sucesso, mais de 50 pediatras, através de empresas de prestação de serviços médicos. O pedido de cedência ou partilha de médicos a outros hospitais do SNS também foi infrutífero.

Pub

Contratação imediata

O CHUA informa que, "para fazer face a esta carência generalizada de especialistas em pediatria, se encontra inteiramente disponível para contratar, de imediato, médicos pediatras". Estão também duas vagas abertas num concurso nacional.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar