Médicos em falta em Penha de França
Falta de atendimentos devido a aposentações e a férias.
A falta de médicos de família no Centro de Saúde da Penha de França, em Lisboa, obriga os doentes a irem para a porta da unidade às 07h00 para conseguir consulta de recurso ou procurar atendimento na Urgência do Hospital de São José.
"O meu marido é cardíaco e tivemos de ir às Urgências porque ficou sem médico, que se reformou. Depois, mandaram-no para o centro de saúde, mas só conseguimos atendimento através da Saúde 24. Amanhã [hoje] teremos de voltar às 07h00 para conseguir uma consulta de recurso", afirmou Lurdes Ferreira, de 58 anos.
Isabel Gameiro, 67 anos, foi à unidade pedir uma receita para a irmã, que tem os níveis de colesterol elevados. "Só dão a receita dentro de oito dias. Não pode esperar tanto tempo. Terá de ir a um médico privado", afirmou ao CM Isabel Gameiro.
Outro utente, que pediu para não ser identificado, considerou a situação "uma vergonha". "Fiquei sem médico e preciso de receitas. Não sei como vai ser", queixou-se.
Um outro doente, com febre, disse que não conseguiu, durante dois dias seguidos, uma consulta para pedir baixa médica. "Deixaram uns treze doentes na rua sem marcação e só nos disseram que três médicos aposentaram-se, dois estão de férias e um de baixa", afirmou o utente.
O CM pediu esclarecimentos ao Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central, que inclui a unidade de Penha de França, que remeteu as explicações para a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a qual não respondeu até à hora do fecho desta edição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt