Meia hora de caminhada por dia dá saúde
Recomendação da Direção-Geral da Saúde.
Dois cenários: chega a casa, senta-se no sofá e, de comando de televisão na mão, tem o serão destinado ao sedentarismo; ou calça uns ténis e sai à rua. De norte a sul do País não faltam opções de percursos para uma boa caminhada e a desculpa da falta de tempo não se aplica: trinta minutos bastam para começar a notar melhorias na sua qualidade de vida.O calçado é uma peça fundamental: opte por uns ténis que promovam a respiração do pé. Com a chegada do verão, é essencial o uso de protetor solar, sendo que deve evitar treinar durante as horas de maior calor (12h00 às 16h00). À caminhada não pode também faltar a garrafa de água.
A Direção-Geral da Saúde é clara: "benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos 30 minutos de atividade física" diária. Seja a passo lento ou mais apressado, o importante é que procure quebrar a rotina.
Até porque as estatísticas não jogam a favor dos portugueses: cerca de três milhões sofrem de hipertensão. Este problema aumenta o risco de complicações de saúde e, para o contrariar, nada melhor do que optar por percorrer literalmente um caminho mais saudável.
Seguindo o exemplo de muitas caras conhecidas, como é o caso da atriz Sofia Arruda, que se dedicam cada vez mais ao desporto ao ar livre, basta ter em atenção alguns conselhos para garantir bem-estar durante o treino.
O calçado é uma peça fundamental: opte por uns ténis que promovam a respiração do pé. Com a chegada do verão, é essencial o uso de protetor solar, sendo que deve evitar treinar durante as horas de maior calor (12h00 às 16h00). À caminhada não pode também faltar a garrafa de água.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt