Meio milhão de crianças em campanha contra os perigos do sol

Iniciativa "Hora de sol Saudável" quer chegar a todas as escolas do ensino básico.

20 de abril de 2015 às 13:41
hora do sol saudável, crianças Foto: João Santos
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Arrancou na manhã desta segunda-feira a campanha "Hora de sol Saudável". A iniciativa visa chegar a todas as escolas do ensino básico e consciencializar cerca de meio milhão de crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, para os cuidados a ter perante a exposição ao sol.

Na edição deste ano da campanha, os alunos serão desafiados a fazer um vídeo, inspirado pela música "Hora do sol Saudável" do cantor Cifrão.

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A campanha do ano passado juntou mais de dez mil alunos em 450 participações. Na edição deste ano, o objectivo é chegar a 20 mil crianças.

Os vencedores serão divulgados no dia 1 de junho e a escola vencedora receberá um prémio de 2500 euros e uma aula de dança com o Cifrão.

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A equipa em 2º lugar receberá mil euros e a terceira classificada 500 euros.

Os prémios alcançados deverão ser canalizados para acções de melhoramento das instalações escolares.

O júri do concurso integra o cantor Cifrão e um representante de cada uma das duas entidades que promovem esta acção: A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a marca de protector solar Garnier Ambre Solaire.

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No arranque da campanha que teve lugar no jardim escola João de Deus, em Lisboa, Rita Teles Branco da Liga portuguesa Contra  o Cancro alertou para o facto de todos os anos surgirem  700 casos de melanoma, devido à exposição nefasta ao sol. A responsável sublinhou por isso "a necessidade de realizar acções de sensibilização junto dos menores para evitar novos casos".

Portugal é ao mesmo tempo, o país da Europa, depois da Alemanha que menos utiliza protectores solares. A taxa de penetração é de 67%. Para a inverter esta situação, a responsável da L’Óreal em Portugal, Inês Caldeira, disse que acções deste tipo "visam que até 2020 mais um milhão de portugueses usem protetor solar".

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