Menos tratamentos de saúde oral: crianças e jovens até aos 18 anos são os que mais utilizam o cheque-dentista
Em janeiro foram realizados 59 mil tratamentos com cheque-dentista, menos 6463 que no mês homólogo de 2025.
Em janeiro houve menos tratamentos dentários realizados no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), em comparação com os meses homólogos dos últimos anos. Os dados consultados pelo CM indicam que no mês passado foram realizados 59 327 tratamentos, menos 6 463 que em janeiro de 2025, e menos 7 133 que no mesmo mês de 2024.
No entanto, o número de cheques-dentista emitidos foi superior no primeiro mês de 2026 do que no mesmo período dos últimos anos: foram emitidos mais de 113 mil cheques-dentista no mês passado, quase mais 13 mil que em 2025, e mais do dobro dos emitidos em 2022 (53 009). Dos cheques-dentista emitidos em janeiro, foram utilizados mais de 22 mil, um registo próximo do que aconteceu nos meses anteriores.
Menos tratamentos de saúde oral: crianças e jovens até aos 18 anos são os que mais utilizam o cheque-dentista
As crianças e jovens até aos 18 são os que mais utilizam o cheque-dentista nos consultórios privados - foram realizados mais de 30 mil tratamentos no último mês. Seguem-se o grupo das grávidas que são seguidas no SNS, com quase 13 mil tratamentos em janeiro.
Os dados do Portal da Transparência do SNS revelam que no ano passado foram emitidos 767 746 cheques-dentista, com uma taxa de utilização de 64 por cento: foram utilizados até 31 de dezembro 492 112 cheques-dentista, que serviram para realizar 1 577 871 tratamentos dentários.
Quase meio milhão de cheques-dentista, ao abrigo do PNPSO, foram para crianças e jovens até aos 18 anos, com uma taxa de utilização de 69%: dos 490 261 emitidos, foram utilizados 336 684.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt