Ministro da Saúde reafirma necessidade de grande consenso sobre SNS
Pela primeira vez em Portugal um estudo para um horizonte temporal para 25 anos.
O ministro da Saúde reafirmou esta terça-feira a necessidade de um consenso alargado em Portugal, nomeadamente político, para preparar um serviço nacional de saúde a longo prazo, como preconiza um documento esta tarde apresentado em Lisboa.
O documento, "Um Futuro para a Saúde- todos temos um papel a desempenhar", foi feito por vários peritos nacionais e internacionais, em resposta ao convite da Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável para construir uma nova visão do Sistema Nacional de Saúde (SNS).Após a apresentação do relatório, na Fundação Gulbenkian, o ministro salientou a novidade de haver pela primeira vez em Portugal um estudo para um horizonte temporal para 25 anos, no qual se diz que se pode construir o futuro partindo do SNS.
Um consenso político, "porque só assim é possível estar numa área que os portugueses consideram fundamental num horizonte de grande prazo", disse Paulo Macedo, acrescentando que o documento hoje apresentado é "uma boa base". "Penso que em teoria há acordo nesta área, a questão é de como é que se materializa e os ´timings´, mas é nossa obrigação e do Governo procurar esse consenso", disse Paulo Macedo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt