Morreu Ana Maria Jorge, antiga diretora da Faculdade de Teologia da Católica

Patriarca de Lisboa recorda "figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa".

02 de dezembro de 2025 às 16:38
Ana Maria Jorge era docente de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa desde 1995. Foto: Universidade Católica Portuguesa
Partilhar

Ana Maria Jorge, ex-diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), morreu esta terça-feira, informou o Patriarcado de Lisboa através de um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. Tinha 63 anos.

“O Patriarca de Lisboa recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento da Professora Ana Maria Jorge, figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa. Auxiliar do Apostolado, foi um testemunho eloquente do compromisso laical com a vida e missão da Igreja”, pode ler-se no comunicado do Patriarcado de Lisboa.

Pub

“O seu pensamento rigoroso, a sua capacidade de diálogo e o seu habitual espírito de comunhão deixam marca profunda em todos os que com ela conviveram”, acrescenta o mesmo comunicado.

A Faculdade de Teologia manifestou igualmente “profunda tristeza”, afirmando que “a sua partida deixa um vazio sentido” na “comunidade académica e eclesial, em todos quantos com ela estudaram, trabalharam e caminharam ao serviço da missão universitária da Igreja”.

Ana Maria Jorge doutorou-se em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, em 1998 e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1986.

Pub

Era docente de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa desde 1995.

Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, Ana Jorge participou em vários eventos internacionais e projetos de investigação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar