Morreu Ana Maria Jorge, antiga diretora da Faculdade de Teologia da Católica
Patriarca de Lisboa recorda "figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa".
Ana Maria Jorge, ex-diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), morreu esta terça-feira, informou o Patriarcado de Lisboa através de um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. Tinha 63 anos.
“O Patriarca de Lisboa recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento da Professora Ana Maria Jorge, figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa. Auxiliar do Apostolado, foi um testemunho eloquente do compromisso laical com a vida e missão da Igreja”, pode ler-se no comunicado do Patriarcado de Lisboa.
“O seu pensamento rigoroso, a sua capacidade de diálogo e o seu habitual espírito de comunhão deixam marca profunda em todos os que com ela conviveram”, acrescenta o mesmo comunicado.
A Faculdade de Teologia manifestou igualmente “profunda tristeza”, afirmando que “a sua partida deixa um vazio sentido” na “comunidade académica e eclesial, em todos quantos com ela estudaram, trabalharam e caminharam ao serviço da missão universitária da Igreja”.
Ana Maria Jorge doutorou-se em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, em 1998 e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1986.
Era docente de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa desde 1995.
Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, Ana Jorge participou em vários eventos internacionais e projetos de investigação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt