Morreu Emídio Fernando, antigo repórter da TSF

Jornalista de rádio e imprensa tinha 59 anos.

17 de outubro de 2024 às 16:48
Emídio Fernando Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O diretor da Rádio Essencial, de Angola, e antigo jornalista daTSF, Emídio Fernando, morreu, esta quarta-feira, aos 59 anos em Lisboa, vítima de doença. O falecimento foi comunicado pela GEM Angola Global Media, empresa proprietária do meio de comunicação em que exercia desde 2017.

Escritor, historiador e jornalista, Emídio Fernando nasceu em Vila Nova do Seles, Angola, a 12 de outubro de 1965. Foi jornalista na rádio TSF, tendo sido o fundador do jornal 24 Horas e, ainda, colaborador de outros meios de comunicação social, como o Canal África.

Pub

Reportou guerras em Angola, Bósnia-Herzegóvina, Albânia, Macedónia, Ruanda, Zaire, Iraque e Afeganistão. Foi também diretor do semanário Tal & Qual e editor executivo do jornal Nova Gazeta. Em tempos, foi ainda professor de jornalismo e recebeu o Grande Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas. 

Emídio Fernandes é autor de "O Último Adeus Português", obra em que aborda a guerra colonial e as relações entre Portugal e Angola e de "Jonas Savimbi", a bibliografia do político angolano.

O jornalista deixa mulher e duas filhas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar